Conheça nossas redes sociais

Notícias

Gripe: Cremeb reforça a importância da vacinação para idosos e profissionais de saúde

23 de março de 2020

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) chama atenção dos idosos, médicos e demais profissionais de saúde para a importância da vacinação contra o H1N1 e a Influenza, cuja campanha nacional foi antecipada e começou hoje (23). No primeiro momento, serão vacinadas as pessoas com mais de 60 anos e trabalhadores de saúde, que atuam na linha de frente do atendimento à população.

Para evitar aglomeração, a prefeitura de Salvador montou um calendário com base no mês de nascimento, separando esse público prioritário em quatro grupos (confira abaixo). No entanto, os profissionais de saúde terão vacina disponível durante toda essa primeira fase, que termina no dia 18 de abril. Para estes profissionais, é necessário apresentar documento de identificação, cartão do SUS e carteira profissional. Além dos postos de saúde, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, os idosos poderão optar por se vacinar sem sair do carro, uma espécie de drive-thru. Inicialmente, há quatro pontos, mas, segundo a prefeitura esse número será ampliado.

A decisão do Ministério da Saúde é mais uma medida de proteção a esses públicos, em especial aos idosos, já que a vacina é uma proteção aos quadros de doenças respiratórias mais comuns, que dependendo da gravidade pode levar a óbito. A pasta destacou que, apesar da vacina contra gripe não apresentar eficácia contra a COVID-19, a imunização é uma forma de auxiliar os profissionais de saúde a descartarem as influenzas na triagem e acelerarem o diagnóstico para o coronavírus.

Na segunda fase da campanha, que começa dia 16 de abril, entram os professores, profissionais das forças de segurança e salvamento, além dos doentes crônicos. A partir de 9 de maio, serão vacinadas as crianças de seis meses a menores de seis anos (5 anos, 11 meses e 29 dias), pessoas com mais de 55 anos, gestantes, mães no pós-parto (até 45 dias após o parto), população indígena e portadores de condições especiais. A campanha seguirá até o dia 23 de maio.

Compartilhe: