Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb alerta para necessidade de vacinação; serviço segue até dia 31

27 de agosto de 2018

Agosto tem sido o mês destinado à Campanha da Vacinação contra o sarampo e a poliomielite, entretanto, a 4 dias para o final do mês, apenas 36% das crianças de Salvador receberam as respectivas vacinas. Para alertar a população e a classe médica, o Cremeb reforça algumas iniciativas que podem ajudar no alcance da Campanha, presentes também na recomendação 03/2018 do Ministério Público do Estado da Bahia (MP-BA), documento que orienta secretarias e entidades diretamente envolvidas quanto a prioridade em dar maior alcance ao objetivo da campanha.

Aos médicos, o Cremeb orienta que sejam realizadas palestras de conscientização da importância da vacina, afim de fortificar o quão imprescindível é vacinação para a saúde das crianças. Na recomendação do MP, o órgão estende a prerrogativa aos demais integrantes das Equipes de Saúde da Família. Já para a Secretaria de Saúde do município, dentre outras, que referende a obrigatoriedade da vacinação das crianças na divulgação da Campanha de Vacinação.

Outros direcionamentos no documento do MP foram dados às instâncias de Educação, como a secretaria municipal e sindicato de escolas privadas, no intuito convocar pais e/ou responsáveis a levarem as crianças para vacinação, bem como dispor de espaço físico para aplicação das vacinas.

A partir de hoje (27), a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) vai atender as crianças em ambiente de creche e escola para vacinação contra sarampo e poliomielite. Além da iniciativa nas instituições de ensino, a SMS garante que as 125 salas de vacina estarão com doses disponíveis até o dia 31 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 08 às 17 horas. A meta em Salvador é proteger pelo menos 95% das 134 mil crianças que contemplam a população elegível na cidade, seguindo determinação do Ministério da Saúde. O foco são crianças entre 1 e 5 anos.

Compartilhe: