Conheça nossas redes sociais

Eventos Realizados

Cremeb Presente! em Jacobina – 18 de abril

8 de abril de 2024

Depois de beneficiar os médicos do Extremo Sul da Bahia, chegou a vez do Cremeb Presente! acontecer no Centro-Norte do estado. No dia 18 de abril (quinta-feira), durante todo o dia, conselheiros, servidores e representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) estiveram no município de Jacobina para realizar uma série de atividades em benefício dos médicos que residem nesta região da Chapada Diamantina. O projeto, que leva diálogo, serviços e educação médica continuada, já percorreu 13 municípios baianos desde julho de 2022.

 

 

Uma roda de conversa com o corpo clínico do Hospital Regional Vicentina Goulart abriu a programação. O encontro, realizado das 9h30 às 12h, ouviu os profissionais médicos que lá atuam. “Lembramos que, em março do ano passado, estivemos na cidade para apurar denúncias em diversas unidades de saúde e encontramos um cenário muito ruim, a exemplo de uma UTI funcionando sem médico. Sabemos que a nossa intervenção já mudou esse cenário, mas queremos saber como podemos contribuir ainda mais para que os médicos exerçam a medicina de forma autônoma e ética, beneficiando ainda mais a população”, disse o presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia.

A Policlínica, o Hospital Serrano, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e o Hospital Santa Bárbara também receberam a visita de representantes do Cremeb durante todo o dia 18 de abril. Além de estimular o diálogo, os médicos de Jacobina e região tiveram a oportunidade de realizar todos os serviços do Conselho, como renovação da cédula de identidade médica, solicitação gratuita do certificado digital e atualização de endereço, no Cremeb Móvel. A unidade de atendimento do Conselho funcionou no estacionamento do Hospital Regional Vicentina Goulart, das 09h às 18h.

Estudantes – Visando se aproximar dos futuros médicos, o Cremeb realizou também uma roda de conversa sobre “Gestão de Carreira” com os estudantes de medicina da AGES – Faculdades Integradas Jacobina. Na oportunidade, eles foram orientados sobre o processo de inscrição no Cremeb e puderam tirar todas as dúvidas sobre a autarquia federal.

Um “Fórum de Responsabilidade e Ética Médica” encerrou as atividades em Jacobina. A qualificação, que aconteceu no auditório do Fiesta Park Hotel, às 19h30, foi gratuita e destinada a todos os médicos interessados. Os temas que foram debatidos são: Documentos Médicos (Declaração de Óbito, Prontuário Médico e Atestados Médicos), Relação Médico-Paciente (Termo de Consentimento, Mudanças nas Relações e Planos de Saúde) e Publicidade Médica (A nova Resolução do CFM, Antes e Depois, Valores de Consulta, Carimbos e Redes Sociais).

Fiscalização – Além das ações citadas, durante todo o dia, médicos fiscais e agentes ficais, visitaram unidades de saúde da cidade, promovendo uma fiscalização educativa. “Queremos ouvir os colegas para conhecer de perto os problemas ou, como já vimos em outros lugares, nos surpreender com ações positivas. O Cremeb tem uma série de projetos para beneficiar o médico, mas, infelizmente, muitos deles desconhecidos pela categoria, a exemplo da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico, que atua para garantir o livre exercício da medicina. Nossa missão é ajudar os médicos”, destacou Dr. Marambaia.

Confira abaixo a programação!


Dia 18 de abril

9h30 às 18h00 = Estande de serviços, com atendimento para pessoa física e jurídica
Local: Hospital Regional Vicentina Goulart (R. Alberto Tôrres, 370 – Estação)

9h30 às 12h00 = Visita Técnica de Fiscalização
Local: Policlínica de Jacobina

9h30 às 12h00 = Visita Técnica de Fiscalização
Local: Hospital Serrano

9h30  às 12h00 =  Conversa com o corpo clínico
Local:  Hospital Regional Vicentina Goulart

14h30 às 16h30 = Cremeb Presente na Faculdade
Local: AGES – Faculdades Integradas Jacobina

14h30 às 16h30 = Visita Técnica de Fiscalização
Local: UPA de jacobina

14h30 às 16h30 = Visita Técnica de Fiscalização
Local: Hospital Santa Bárbara

19h30 = Fórum de Responsabilidade e Ética Médica
Local: Fiesta Park Hotel (Av. Gov. Paulo Souto, 700 – Catuaba)

Compartilhe: