Conheça nossas redes sociais

Notícias

Quatro médicos de Feira de Santana são homenageados durante o Cremeb Presente! na região Nordeste

23 de agosto de 2022

Em mais um episódio de reconhecimento do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) com a classe médica que atua no interior do estado, quatro médicos de Feira de Santana foram homenageados durante Sessão Plenária, quinta-feira (18), evento que fez parte da programação do Cremeb Presente! na região Nordeste da Bahia. Com transmissão ao vivo pelo Youtube (veja aqui), a solenidade do Conselho entregou o Diploma Honorífico ao Dr. Antônio César de Oliveira; Dr. José Eduacy Lins; Dr. Luiz Marcello Peixoto Ramalho; e à Dra. Normeide Pedreira França, que foram escolhidos pelos próprios colegas médicos por representarem o exercício da medicina de excelência em Feira de Santana.

“Nós estamos aqui para dizer que a imensa maioria dos médicos da Bahia estão comprometidos com a ética. Felizmente, a comunidade de Feira de Santana tem quatro grandes nomes para contar como referência na medicina de qualidade e ética”, disse o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. O conselheiro decano, que também é coordenador da cerimônia, Dr. Jorge Cerqueira, classificou os homenageados como “quatro figuras de médicos, cujo exemplos são razão de orgulho não somente para a medicina feirense, mas também para a medicina baiana e brasileira”.

Em seu agradecimento, o Dr. Antônio César Oliveira citou uma frase de autoria do Padre Vieira: “nós somos o que fazemos. O que não se faz, não existe. Portanto, só existimos quando fazemos, e nos dias que não fazemos, apenas duramos”, contextualizou as reverências pelos seus feitos em prol da Medicina e da população feirense. Na ocasião, o Dr. Luiz Marcello Peixoto demonstrou gratidão pela homenagem declarando sua paixão pela profissão, afirmando que exerce o ofício com tamanho apreço de maneira que, ao lembrar do contato que fez com seus pacientes, ao longo de sua trajetória, sua sensação é de satisfação na rememoração. “Para mim, é um prazer constante”, afirmou.

“Recebo entre surpresa, emocionada e agradecida esta homenagem que ora me presta o conselho representativo da minha classe profissional, um reconhecimento inigualável e inestimável”, assim iniciou o seu discurso a médica homenageada, Dra. Normeide França. Durante a sua fala, ela registrou também a luta encampada pelas mulheres da sua família para que hoje ela pudesse ser médica, escritora, poetisa, dentre outras atividades. Por fim, o Dr. José Eduacy Lins se pronunciou em seu agradecimento demonstrando uma satisfatória felicidade diante da sua carreira de médico. “Escolhi essa profissão por volta dos seis anos de idade. Acredito na vocação”, afirmou. “A pediatria me proporcionou grandes momentos de alegria e posso dizer a vocês, se eu tiver uma nova vida, tenho certeza de que nela eu serei médico e pediatra”, contemplou o médico.

Essa foi a quarta Sessão Plenária realizada pelo Cremeb em homenagem aos médicos do interior do estado, sendo a primeiro em Santo Antônio de Jesus, a segunda em Eunápolis e a terceira em Itabuna (clique no nome do município para ler sobre cada uma delas). Nos meses de setembro e outubro, o Cremeb Presente! irá homenagear ainda os médicos da região Sudoeste (em Vitória da Conquista), Extremo Oeste (em Barreiras) e do Vale do São Francisco (em Juazeiro).

Compartilhe: