Conheça nossas redes sociais

Notícias

Dr. Afonso Malta é homenageado em Sessão Plenária em Itabuna

11 de agosto de 2022

Com notório reconhecimento na região cacaueira pelo exímio domínio da prática cirúrgica e da ética médica, o Dr. Afonso Malta foi homenageado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), em Sessão Plenária realizada em Itabuna, na última quinta-feira (4), evento que fez parte da programação do Cremeb Presente no Sul do estado. A sua dedicação à profissão e o seu amor no exercício da Medicina foram alguns dos atributos ressaltados durante a solenidade, que reconheceu também os feitos realizados por toda classe médica de Ilhéus, Itabuna e demais municípios da região.

Clique aqui e assista a homenagem na íntegra, que foi transmitida ao vivo pelo Youtube do Cremeb.

“Nós apenas chancelamos aquilo que representa a evolução de uma vida médica, de uma vida profissional digna, de valores reconhecidos pela população local, e que é exemplo contrário a alguns abjetos que atentam contra a nossa profissão. Temos médicos de qualidade, que dão sua vida pelo trabalho, que garantem que a medicina é e continuará sendo a mais bonita das profissões”, ressaltou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, sobre a nobre trajetória profissional do Dr. Afonso Malta.

Já o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira, destacou em seu discurso que o homenageado especial é comumente chamado pelos seus colegas como cirurgião de ponta. “O Dr. Afonso Malta teve seu Diploma Honorífico outorgado em função do reconhecimento a sua extrema dedicação à medicina, aos médicos, ao Cremeb e notadamente aos seus pacientes[…] Seus colegas, ex-alunos e comunidade itabunense respeitam, admiram, reverenciam e proclamam o Dr. Afonso Guilherme Neiva Malta merecedor da honraria que hoje recebe do Conselho baiano de medicina ”, disse o conselheiro Jorge Cerqueira, que é também presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.

“Com 83 anos de idade e 57 de vida médica louvo a Deus pelo dom da vida e por ter nascido em Itabuna”, registrou no seu discurso o Dr. Afonso Malta em entonação de gratidão, e completou: “quero agradecer a minha família, que é um tesouro para mim. Como disse meu amigo Marambaia, combati o bom combate e venci a batalha”. Nas suas palavras de agradecimento, o homenageado demonstrou sua emoção pelo reconhecimento e brincou ao responder sobre os elogios: “quero dizer aos meus queridos colegas cirurgiões que me chamam de bisturi de ouro, bisturi de ouro está lá em cima. Eu sou apenas um instrumento da vontade dele!”, finalizou.

O médico itabunense Silvio Porto, que é ex-conselheiro do Cremeb e presidente da Academia de Medicina de Itabuna (Amei), lembrou da chegada de Dr. Malta na cidade e o quanto isso beneficiou a população e a medicina local. “Conheci Afonso como professor de Clínica Cirúrgica na Escola Bahiana de Medicina. Tempos depois ele veio para Itabuna e começou a sua trajetória na nossa medicina do Sul da Bahia. Foi uma sorte a vinda de Afonso. Trouxe a sua riqueza do saber, a sua educação, a sua segurança, experiência científica, para contribuir com a prática médica na nossa região” rememorou.

A cerimônia faz parte das ações do Cremeb Presente! – o mais novo projeto do Conselho em diálogo com a classe médica de todas as macrorregiões do estado, que já passou por Santo Antônio de Jesus (nos dias 14 e 15.07), Porto Seguro e Eunápolis (de 27 a 29.07), Ilhéus e Itabuna (03 a 05.08) e estará em Feira de Santana nos dias 17, 18 e 19 de agosto. O evento disponibiliza diversas ações para a classe médica, incluindo encontros com os corpos clínicos das unidades de saúde, ofertados serviços e realizando visitas técnicas.

Confira abaixo as próximas cidades que serão contempladas com o Cremeb Presente!:

Feira de Santana – 17 a 19 de agosto
Vitória da Conquista – 14 a 16 de setembro
Barreiras – 28 a 30 de setembro
Juazeiro – 05 a 07 de outubro

Compartilhe: