Conheça nossas redes sociais

Notícias

Dr. Edvaldo Andrade e Dr. José Darlan são homenageados pelo Cremeb em sessão plenária em Eunápolis

1 de agosto de 2022

Como forma de reconhecer o trabalho dos médicos que atuam no Extremo Sul, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou, na última quinta-feira (29.07), uma sessão plenária solene pública para homenagear Dr. José Darlan de Andrade e Dr. Edvaldo Andrade da Silva com o Diploma Honorífico. Ambos foram escolhidos pelos próprios colegas da região para representá-los na solenidade, que aconteceu no Hotel Porto Nápolis, em Eunápolis, e foi transmitida ao vivo pelo YouTube do Conselho (clique aqui e assista o vídeo na íntegra).

A iniciativa faz parte das ações do Cremeb Presente! – o mais novo projeto do Conselho em diálogo com a classe médica de todas as macrorregiões do estado, que já passou por Santo Antônio de Jesus (nos dias 14 e 15.07), Porto Seguro e Eunápolis (de 27 a 29.07) e, entre quarta e sexta-feira desta semana (03 a 05.08), estará em Ilhéus e Itabuna. Além da realização da solenidade, estão sendo realizados encontros com os corpos clínicos das unidades de saúde, ofertados serviços (tanto de forma itinerante em algumas unidades como em um stand fixo) e palestras com estudantes de medicina.

“Estamos tendo a oportunidade de fazer a homenagem a dois médicos que exercem a medicina com amor, com trabalho, com conteúdo ético e com resultados para as vidas dos pacientes. Vemos gerações que foram atendidas por eles e que todos afirmam que são excelentes médicos. Eu escrevi em um artigo, certa vez, que dizia que todo paciente deve ter um médico pra chamar de seu. E eu observo que a comunidade de Eunápolis tem dois médicos para chamar de seu”, discursou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, durante a solenidade.

Ao citar o artigo “Almas que marcam o rumo da história”, Dr. José Darlan reverenciou o corpo clínico da região Extremo Sul em seu discurso. “Quando chegamos aqui [Eunápolis] não havia nem luz, nem água. E conseguimos fazer daqui a referência da região. Nós, médicos, somos reconhecidos por aí afora pelo nosso serviço de excelência. Começamos lá embaixo e hoje, com a tecnologia, somos um polo de importante relevância em medicina”, afirmou ele, emocionado com a homenagem.

Dr. Edvaldo Andrade, por sua vez, parafraseou o poeta brasileiro José Guilherme de Araújo Jorge em sua fala e se demonstrou felizmente virtuoso: “Meu coração é um século atrasado, que ainda vê o mundo como um castelo encantado. Eu acredito na boa medicina! Neste momento, quero lembrar que nós fizemos homenagem a esses valorosos que toparam na luta contra a Covid-19. Quero lembrar dos técnicos de enfermagem e dos enfermeiros e me emociono ao fazer isso […]. A medicina não é só médico. Eu gostaria de pegar esse diploma e dividir com os enfermeiros e médicos com quem eu já trabalhei e dei plantões. Eu tenho um coração, um coitado, que vê um mundo cheio de epidemias, guerras, fome, mas ainda tem esperança. Enquanto o mundo está em chamas, meu coração se acha iluminado. Eu fico feliz de, por isso, acreditar no Cremeb”.

O coordenador dos eventos do Dia do Médico do Cremeb e conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira, exaltou sua satisfação em retornar à região após o intervalo de mais de uma década e relatou, de forma sintetizada, a vasta caminhada dos dois médicos homenageados na cerimônia. “Tal homenagem resulta do acolhimento a indicação dos seus colegas de profissão, conhecedores do amor a medicina e dedicação à população de Eunápolis e região. São dois exemplares discípulos de Hipócrates”, ilustrou ele.

 

Confira abaixo as próximas cidades que serão contempladas com o Cremeb Presente!:

Ilhéus e Itabuna – 03 a 05 de agosto

Feira de Santana – 17 a 19 de agosto

Vitória da Conquista – 14 a 16 de setembro

Barreiras – 28 a 30 de setembro

Juazeiro – 05 a 07 de outubro

 

Compartilhe: