Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb Presente: Dr. Laurentino Trigo é homenageado em sessão plenária em Santo Antônio de Jesus

18 de julho de 2022

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou na noite da última quinta-feira, dia 14.07, no município de Santo Antônio de Jesus, uma sessão plenária solene pública em homenagem aos médicos do recôncavo baiano. A cerimônia, que integra as ações do mais novo projeto do Conselho, o Cremeb Presente, aconteceu presencialmente no Parati Palace Hotel, mas foi transmitida ao vivo no YouTube da instituição (clique aqui e assista a solenidade na íntegra).

Para representar os profissionais da região, Dr. Laurentino Carrera Trigo, que ultrapassou quatro décadas dedicando-se à medicina e cuidado aos pacientes, foi escolhido pelos próprios colegas para receber o Diploma Honorífico. A honraria, que, de acordo com o Regimento Interno do Cremeb, deve ser proposta por médicos regularmente inscritos, é um reconhecimento pela sua história de amor e dedicação à medicina e pelos relevantes serviços prestados ao longo de sua vida profissional à população de Santo Antônio de Jesus e região.

Ao longo de sua jornada, Dr. Laurentino, que é ginecologista e obstetra, acumulou mais de 60 mil atendimentos, 18 mil partos e 5 mil cirurgias ginecológicas. “Felizmente, nós estamos homenageando hoje uma vida dedicada à medicina, um exemplo para o Cremeb e para muitos médicos. Neste momento, não podemos perder de vista que esta é uma autarquia gerida por médicos e comprometida com o exercício ético da medicina. A independência do Conselho é oriunda da independência dos médicos”, afirmou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia.

Em tom de agradecimento, Dr. Laurentino Trigo declarou: “Quero lembrar que cheguei no Hospital Maternidade Luiz Argolo há 45 anos, no qual funcionou como um segundo lar na minha vida e, até hoje, permaneço lá. Neste hospital, onde nasceram meus filhos e meus netos, obtive experiências tanto na minha formação na medicina, quanto como ser humano. Agradeço por estar aqui hoje e consagro toda a classe médica de Santo Antônio de Jesus”. Questionado sobre o segredo para receber tal reconhecimento, ele foi objetivo: “É fazer o que gosta, com amor”.

No seu discurso, o conselheiro decano Jorge Cerqueira, que é o coordenador dos eventos do Dia do Médico do Cremeb, contou um pouco da história do Dr. Laurentino Trigo, que nasceu na Espanha e imigrou para o Brasil, mais especificamente para Salvador, aos 6 anos de idade, após o falecimento de sua genitora, e formou-se em medicina pela Universidade Federal da Bahia em 1977. “Que Deus continue a iluminar a sua vida profissional e pessoal, Trigo, mantendo o seu espírito sempre elevado e a serviço da população de Santo Antônio de Jesus e à Medicina. Parabéns”, relatou o decano.

A homenagem fez parte da agenda do Cremeb Presente, evento que, durante os dias 14 e 15.07 realizou diversas ações em Santo Antônio de Jesus, incluindo mutirão de serviços para pessoa física e jurídica, no Shopping Itaguari; visitas em diversas unidades de saúde da região; posse da Comissão de Ética da Policlínica Regional do Reconvale; palestra educativa para os estudantes de medicina da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) e conversa com os médicos do Hospital Regional. O evento acontecerá em todas as macrorregiões do estado, sendo o próximo em Eunápolis, nos dias 28 e 29.07.

“Parafraseando o poeta, o Cremeb tem que ir onde o médico está, para que assim consigamos exercer o escopo da vida desta instituição: fiscalizar, orientar e fazer com que a medicina possa ser exercida com toda sua pureza e inteireza”, ressaltou o presidente do conselho, conselheiro Otávio Marambaia.

Compartilhe: