Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos poderão atestar comorbidade de crianças para vacinação contra a Covid-19 em plataforma online a partir de hoje (28)

28 de novembro de 2022

A partir de hoje (28), médicos que atendem a população residente de Salvador poderão atestar a comorbidade de crianças com idade entre 6 meses e 2 anos, para prioridade no acesso a vacina contra a Covid-19. O registro da comorbidade no sistema é realizado por uma plataforma online, da Secretaria de Saúde de Salvador (SMS), onde o médico vai utilizar o mesmo login e senha cadastrados para acessar a área restrita do site do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Somente o profissional médico poderá fazer o preenchimento da comorbidade no sistema, realizado através do site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br.

Essa parceria entre o Cremeb e a SMS já possui um histórico de benefícios à sociedade, pois a plataforma virtual foi utilizada com êxito em abril do ano passado, quando os médicos registraram a comorbidade de pacientes adultos para a vacinação. “É uma forma efetiva de facilitar o acesso do paciente com comorbidade a vacinação e, ao mesmo tempo, garante celeridade ao trabalho do médico”, explica o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia. Ainda de acordo com o conselheiro, a parceria repete uma fórmula que deu certo, já que na primeira experiência, a classe médica não registrou dificuldade em acessar a plataforma.

É importante ressaltar que crianças com comorbidade e que já possuem cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) da Prefeitura Municipal de Salvador, estão automaticamente credenciadas por serem atendidas na rede pública municipal. Já aquelas que são usuárias da rede privada, precisarão que os seus responsáveis solicitem ao médico a inclusão do nome do paciente através da plataforma digital. “Na verdade, gostaríamos que a vacinação já pudesse atender a todo o público infantil, independente de comorbidade. Mas, como o número de vacinas ainda é limitado, é prudente a priorização ao público mais vulnerável”, avalia o presidente Marambaia.

Para acessar a plataforma, o médico deverá utilizar o mesmo login (número do CPF) e senha usados no portal do Conselho. Caso não tenha cadastrado ou não lembre da senha (o que vetará o acesso à plataforma), o profissional deverá acessar o site do Cremeb (clique aqui), informar o CPF e clicar em “solicitar”. O sistema enviará automaticamente um e-mail para o(s) endereço(s) eletrônico(s) do médico cadastrado(s) no Conselho com um link que permite a troca da senha. Caso não receba esse e-mail, clique aqui, preencha o formulário, assine e envie para o e-mail atualizaendereco@cremeb.org.br.

Compartilhe: