Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de Pesar: Cremeb lamenta o falecimento do médico cirurgião José Luciano Fiuza

29 de novembro de 2022

É com profunda tristeza que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico José Luciano Barreto Fiuza Pereira, aos 90 anos, na última segunda-feira (28). Natural de Salvador-BA, formou-se médico na Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, na turma de 1973, e era especialista em Cirurgia Plástica.

Dr. José Luciano Fiuza foi, também, uma grande referência na música erudita da Bahia, lembrado pelos colegas pelo entusiasmo em compor óperas enquanto membro da Associação Lírica da Bahia. “Foi um brilhante barítono, com belíssima voz, que durante muitos anos representou a música lírica da Bahia. Foi um colega sempre presente nos encontros da turma de 73, ‘Amigos para Sempre'”, conta o ex-colega de turma, conselheiro José Carlos Ribeiro.

Além do exercício da Medicina, Fiuza dedicou-se também à odontologia no início da sua vida profissional, como lembra o conselheiro decano Jorge Cerqueira. “Era meu amigo desde os tempos do velho Hospital Getúlio Vargas, quando ele dava sobreaviso de odontologia. Depois formou-se em Medicina e passou a ser cirurgião plástico. Sua marca era a lhaneza no trato com todos, sem distinção”, rememora o conselheiro.

Aos amigos e familiares do médico José Luciano Barreto Fiuza Pereira, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.

Abaixo, confira o depoimento do médico Dr. Paulo Freitas, colega de formatura de Dr. José Luciano Fiuza, como despedida do amigo:

A vida escreve os caminhos e nós escrevemos a nossa história percorrendo esta trajetória chamada vida. Alguns a percorrem longamente e pouco escrevem, outros percorrem por um curto período e conseguem deixar uma marca. Já outros a percorrem longamente e deixam verdadeiras lições de vida e amor. Falar de um amigo querido como Luciano Fiuza torna-se ao mesmo tempo fácil e também difícil de traduzir pelo ser humano fantástico que ele representa para todos nós. Homem de princípios éticos e morais, inteligência e conhecimentos aliados ao dom de servir e fazer o bem, esposo e pai irretocável e amigo verdadeiro sempre presente, cantor lírico de voz marcante e inesquecível para os admiradores da música erudita. Ao longo dos anos afinado com o dom de compartilhar e tornar a sua presença meritória entre nos. Viveu uma vida longa e profícua e deixou marcas que o tempo não apagará, ficando definitivamente guardado em nossos corações. Vai Luciano, segue em Luz e Amor o caminho da Eternidade, obrigado por ter estado conosco.

Paulo Freitas.

 

Compartilhe: