Conheça nossas redes sociais

Notícias

Sucesso de Mutirão do Diabetes em Itabuna é apresentado em plenária do Cremeb

7 de dezembro de 2018

A primeira sessão plenária de dezembro do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), realizada hoje (07), ficou azul. O presidente da ONG Unidos pelo Diabetes, o oftalmologista baiano Rafael Andrade, foi o responsável por dar este tom diferente ao encontro. O médico foi convidado pela Diretoria da instituição para apresentar aos conselheiros a campanha Novembro Azul realizada em Itabuna, sua cidade natal, com o objetivo de promover uma mobilização em torno da prevenção do diabetes.

De acordo com Dr. Rafael, o principal evento da campanha é o Mutirão do Diabetes, que este ano completou 14 edições e aconteceu no dia 10 de novembro. Reconhecida internacionalmente, a ação realizou mais de 10 mil atendimentos. Para isso, contou com mais de mil voluntários, entre médicos, estudantes de medicina, enfermeiros e outros profissionais de saúde. Também fazem parte do Novembro Azul, o Aulão Azul, com atividades físicas, e Pedalada Azul, com a participação de mais de 1 mil ciclistas e a Cidade Azul, que incentiva que espaços públicos, estabelecimentos comerciais e residências sejam iluminados com a cor da prevenção durante o mês de novembro.

Para a presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, ações como esta devem servir de exemplo.  “É muito gratificante saber que há colegas como Dr. Rafael empenhados em cuidar da saúde das pessoas de forma voluntária, ajudando a construir uma sociedade melhor”, destacou ela. Emocionado com os resultados da mobilização, o corregedor do Cremeb, conselheiro José Abelardo Meneses, que também é natural de Itabuna, aproveitou a oportunidade para estimular os representantes da Sociedade de Endocrinologia da Bahia que também estavam presentes na plenária. “Salvador, uma cidade com mais de 12 mil médicos, precisa ter uma ação como esta”, destacou.

A presidente do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Ana Rita de Luna, também marcou presença no evento e elogiou a iniciativa. O conselheiro Jedson Nascimento representou a Associação Bahiana de Medicina (ABM). A Sociedade de Endocrinologia foi representada pelo presidente da instituição, Joaquim Custodio, e pela diretora Alcina Vinhaes.

 

Compartilhe: