Conheça nossas redes sociais

Notícias

Prescrição eletrônica e venda ilegal de medicamentos em redes sociais foram temas de reunião entre Cremeb e CRF-BA

24 de março de 2023

Representantes do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) e do Conselho Regional de Farmácia da Bahia (CRF-BA) se reuniram para tratar da utilização, por parte dos médicos e farmacêuticos baianos, da plataforma de prescrição eletrônica do Conselho Federal de Medicina, em parceria com o Conselho Federal de Farmácia (clique aqui e confira). A reunião aconteceu na última terça-feira, dia 21.03, na sede do Cremeb, em Salvador.

Além do presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, participaram do encontro o conselheiro Plínio Sodré (tesoureiro) e a advogada Daniela Gurgel (assessora jurídica). Representando o CRF-BA, estavam a vice-presidente da entidade, Angela Pontes, a coordenadora do setor de fiscalização, Lorena Almeida, e o procurador, Helder Souza.

Juntos eles debateram sobre a aceitação das receitas médicas emitidas via prescrição eletrônica, pois chegou ao conhecimento do Cremeb que algumas farmácias não estão aceitando a receita emitida através da ferramenta. Visando sanar esse problema, o CRF-BA se comprometeu em encaminhar uma orientação para as farmácias do estado da Bahia, solicitando que não recuse as prescrições eletrônica, já que as mesmas têm validade em todo o território nacional.

“A prescrição médica na plataforma permite que o paciente receba a receita por e-mail ou WhatsApp, com todo o processo de prescrição e dispensação do documento ocorrendo de forma online, sem o uso de papel. Além de ser gratuita, proporcionar praticidade e gerar economicidade, a prescrição eletrônica é segura, já que a assinatura digital é certificada pela Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileiras (ICP-Brasil)”, afirmou Dr. Marambaia.

Durante o encontro, o Cremeb também informou ao CRF-BA que recebeu uma denúncia anônima, enviada à Comissão de Prerrogativas do Médico, sobre a utilização das mídias digitais para venda de atestados médicos, medicamentos controlados e outros atos ilegais. Representantes dos dois Conselhos se comprometeram em realizar uma ação conjunta a fim de coibir essa prática irregular. Para isso, o Ministério Público Federal (MPF) será acionado.

Compartilhe: