Conheça nossas redes sociais

Notícias

Planserv: Qualirede nega convite para participar de debate na ALBA

19 de junho de 2019

Mais uma vez, o governo do estado optou por não prestar esclarecimentos à sociedade sobre a crise no Planserv, que envolve desassistência a mais de 518 mil usuários, atrasos e insegurança no pagamento a prestadores e ausência de reajuste de honorários médicos. A empresa gestora do plano de saúde, Qualirede, recusou o convite para participar de uma audiência pública marcada para ontem, dia 18, na Comissão de Saúde e Saneamento Básico da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).

Em resposta enviada ao vice-presidente da Comissão, deputado Alan Sanches, a Qualirede informou que a ausência no debate seria devido ao “tempo exíguo do convite”, além de outros compromissos profissionais agendados na mesma data.

Em verdade, a Qualirede participou no mesmo horário de mais uma reunião proposta pelo Ministério Público da Bahia (MPE-BA) para operacionalizar as cotas de atendimento no Planserv. O encontro contou com a participação de Dr. Luciano Ferreira representando o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dra. Ana Rita Luna do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), Associação de Hospitais e Serviços de Saúde do Estado da Bahia (AHSEB) e da Federação Baiana de Saúde (Febase).

Entretanto, poderia enviar algum representante já que, em março, a Qualirede também não enviou ninguém para participar de audiência pública sobre o assunto na ALBA. E no final de abril, fez o mesmo em uma audiência proposta pelo vereador Cezar Leite na Câmara de Vereadores. Diante da negativa por parte da empresa, que recebe anualmente do governo do estado o montante de R$ 72 milhões, a audiência pública na Assembleia Legislativa foi cancelada.

Além de repudiar essa falta de diálogo com a população e transparência por parte do governo do estado, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ratifica o compromisso de continuar cobrando uma solução quanto aos problemas no Planserv. Entre os questionamentos, as entidades médicas e hospitalares solicitam que o governo do estado esclareça à população e ao MPE quais são as cotas de atendimentos que cada unidade de saúde tem junto ao Planserv, que informe ao usuário onde obter atendimento caso a cota esteja preenchida, qual o real benefício da contratação da Qualirede e o que pretendem, se pretendem, fazer algo para tirar o Planserv da crise em que se encontra.

Compartilhe: