Conheça nossas redes sociais

Notícias

Novo portal do Cremeb ajuda prefeitura detectar três falsos médicos

26 de janeiro de 2016

Em apenas três dias de funcionamento, o novo portal do Conselho Regional de Medicina da Bahia (Cremeb), que está no ar desde o último dia 18, já ajudou a confirmar três casos de exercício ilegal da medicina no estado. Por meio da nova ferramenta de busca de médicos, que agora disponibiliza também a foto do profissional, a prefeitura de Jitaúna constatou que três falsos médicos haviam prestado serviços no Hospital Municipal Nossa Senhora de Fátima, em 2015. Os criminosos usavam o nome e o CRM (número de inscrição no Conselho Regional de Medicina) de médicos ativos para praticar ilegalmente a profissão.

A secretária de Saúde do município, Doricelma Santiago, conta que as fotos das carteiras apresentadas no ato da contratação não coincidiam com as disponíveis no portal do Cremeb. Segundo ela, a denúncia chegou à prefeitura de Jitaúna através de vereadores de Itagí, município vizinho onde os falsos médicos também atuavam. “Vimos um burburinho nas redes sociais e decidimos averiguar as informações no site do Cremeb, foi quando percebemos que as pessoas não eram as mesmas. Tomamos um susto e, no dia seguinte, resolvemos comunicar o fato à polícia e ao Cremeb”, diz ela, informando que os criminosos atuaram no município por um período entre dois e cinco meses.

Apesar dos falsos médicos terem atuado como plantonistas no Hospital Municipal de Jitaúna, Doricelma Santiago afirma que, aparentemente, nenhum dano foi causado à população. “Inclusive, recebíamos elogios do atendimento prestados por eles. Apenas um era considerado meio grosseiro, mas nunca soubemos de nada grave”, garante ela, complementando: “Fomos enganados tão quanto a população. Agora, com essa possibilidade de checar a foto no site do Cremeb, será mais difícil novos casos. Inclusive, já consultamos todos os nossos médicos e, graças a Deus, estão regulares. Só um, que é um cirurgião antigo, não tem foto”.

O médico baiano Mateus Machado, um dos que teve seus dados falsificados, revela ter ficado surpreso com a notícia. Apesar de afirmar nunca ter ido ao município de Jitaúna, ele diz que se sentiu lesado: “É como se um ladrão estivesse invadido a minha casa”. O profissional, que atua como clínico geral na região de Irecê, conta que soube do crime no final do ano passado, através da polícia de Itagí. “O policial me mostrou até atestado de óbito carimbado com o meu nome e CRM”, conta ele, elogiando o novo sistema de busca no site do Cremeb: “Será muito útil. Mais uma ferramenta para evitar esse tipo de crime”.

O presidente do Cremeb, conselheiro José Abelardo de Meneses, se diz contente em saber que a nova ferramenta já está dando resultado. “Colocamos o novo site no ar na última segunda-feira [18], e, em apenas três dias, fomos notificados pela prefeitura de Jitaúna sobre o ocorrido. Através da foto, evitamos que novos falsários se aproveitem dos dados profissionais dos médicos para exercer ilegalmente a medicina, protegendo assim a população”. Para ele, além de beneficiar a sociedade e o próprio médico, a iniciativa vai subsidiar, principalmente, as prefeituras do interior na hora da contratação.

As fotografias disponíveis no portal do Cremeb são as mesmas do banco de dados do Conselho. Para aqueles médicos que não dispõem de foto no site, Dr. Abelardo explica que há duas justificativas: ou não tem foto digitalizada no cadastro ou não autorizou a publicação da mesma. “Mesmo tendo autorização para a divulgação, resolvemos consultar os médicos. Mandamos três e-mails informando sobre os benefícios da nova ferramenta e apenas um número pequeno não abraçou a ideia”, afirma ele, convocando os médicos que ainda não têm foto para se recadastrar na sede do Cremeb ou em uma das 19 delegacias regionais.

Além de Mateus Machado, foram vítimas os médicos Caroline Gomes Cajuí e Daniel Nogueira Aguiar, naturais da Bahia e Minas Gerais, respectivamente.

Compartilhe: