Novidades na fiscalização são apresentadas no Cremeb por equipe do CFM
13 de julho de 2018
Médicos fiscais, conselheiros e funcionários do Cremeb receberam a equipe do Departamento Nacional de Fiscalização do CFM para serem atualizados das novas informações e procedimentos que tangem a fiscalização de unidades que oferecem serviços médicos. Além das atividades desenvolvidas na sede do Cremeb, quarta (11), a visita contempla ainda mais dois dias de atividade, onde houve uma fiscalização conjunta entre servidores do Cremeb e equipe do CFM nos dois prédios do Hospital Geral do Estado (HGE).
A motivação do encontro se dá pela atualização na Resolução nº 2.153/16, que tange sobre as regras e procedimentos para a atividade fim. Na manhã desta quarta-feira, por exemplo, a médica Isaura Cristina Soares, do Departamento de Fiscalização do CFM, apresentou as principais alterações na referida Resolução. “Trouxemos também as sustentações teóricas para as atualizações do documento, como a obediência às regras sanitárias, segurança para o ato médico ao exigir equipamentos e insumos, bem como outras resoluções que influenciam no texto da fiscalização”, explicou Soares.
Outras informações foram apresentadas aos servidores do Conselho, como os módulos de vistorias e de consulta, que oferecem uma série de dados, estatísticas e consultas aos médicos fiscais e departamentos internos. “Através deles nós podemos puxar informações sobre o cadastro de empresas e médicos, além da geolocalização em tempo real das unidades, no caso do módulo de consulta”, explica Gleidson Porto, analista de sistemas do CFM. Já o módulo de vistorias reúne, dentre outras possibilidades, números gerados no aplicativo de fiscalização, como a quantidade de vistorias realizadas, números sobre itens básicos ou falta deles, tanto de higiene como de equipamentos médicos, por exemplo.
Para a conselheira Eliane Noya, Diretora do Departamento de Fiscalização do Cremeb (Defic), tanto a atualização na resolução, quanto a visita do CFM ao Conselho seguem a linha de padronizar e aprofundar as vistorias dos Conselhos de Medicina em todo o país, o que implica num dossiê mais completo e uma identificação mais minuciosa dos problemas encontrados nas unidades hospitalares. “Estamos munidos de mais informações, de maior detalhamento, além da possibilidade de enviar arquivos e relatórios em tempo real, pela internet. A expectativa é que isso signifique mais efetividade nas Fiscalizações e consequente ações de melhorias nas instituições de saúde que possam assegurar maior segurança ao ato médico a partir dessas identificações”, pontuou a conselheira.
Além dos servidores mencionados, participaram das atividades os três médicos fiscais do Cremeb: Ildo Simões, Marli Pivas e Ricardo Fernandes; a presidente do Cremeb, Teresa Maltez; os conselheiros Antônio Motta e Maria Jesus Bendicho; a servidora do setor administrativo do CFM, Eliane Azevedo; além dos servidores do Cremeb Fábio Borges, Dalila Coelho, Ravena Rehim, Zenilzia Santos, Valnei Oliveira e Rozenilda Batista.