Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota oficial em defesa do ato médico e em luto pela perda do honrado médico piauiense

4 de julho de 2023

O que aconteceu no Piauí não se trata de uma pessoa, apenas. Trata-se de uma ação sistemática. Os detratores e aqueles que querem reduzir a medicina a uma profissão de fins e sem possibilidade de outro resultado que não seja a cura, usam da imprensa sensacionalista, de advogados inescrupulosos e policiais midiáticos, para nos trazer de volta a Idade das Trevas.

Impingiram ao médico um CRIME pelo mal resultado e, se a moda pega, todos nós médicos corremos o risco de ter a nossa profissão criminalizada, porque tudo nos será cobrado, independente das condições do paciente ou da própria fragilidade da vida e a inexorabilidade da morte.

Já sofremos a campanha do “erro médico” e de tantas outras que objetivam tornar a medicina uma profissão de risco e prática exposta à ação dos chacais da judicialização, dos reducionistas que, ao mesmo tempo em que querem destruir o prestígio da medicina, atentam contra o Ato Médico e invadem sem pudor sua área de atuação.

O ocorrido com o colega pediatra do Piauí retrata tudo isso.

Ninguém poderá morrer? E se morrer, a culpa será do médico?

Voltamos à Idade Média onde a execração pública vinha antes do julgamento ou da culpa provada?

Agora, sem a devida investigação, chamam a mídia e entregam para o apedrejamento e justiçamento público um profissional comprovadamente íntegro, competente, pai de família e colega respeitado pelos seus pares.

Alguns tentarão lhe impor mais uma culpa por cometer o ato suicida como se pudessem medir o impacto da terrível pecha que foi colocada sobre alguém que, antes convicto do bem já feito a milhares de pacientes, agora tudo lhe parecesse insignificante diante do escrutínio assassino da turba. Não é lícito, também, esse julgamento.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) está enlutado pela perda do honrado médico Dr. Eduardo Guimarães Melo, Cirurgião Pediátrico em Teresina – Piauí. Solidariza-se com a sua família, com os seus colegas e reafirma seu apoio às manifestações que em todo Brasil enaltecem a vida do médico e repudiam os que criaram as condições para tão lamentável desfecho.

Salvador/Ba, 4 de julho de 2023.

Compartilhe: