Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de Pesar: Cremeb lamenta falecimento do ex-presidente do CFM Dr. Carlos Vital

2 de junho de 2023

É com grande pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe nesta sexta-feira, dia 02.06, a notícia do falecimento do médico pernambucano Carlos Vital Tavares Corrêa Lima, aos 72 anos, ex-presidente do Conselho Federal de Medicina – CFM (gestão de 2014 a 2019). Natural de Recife, ele formou pela Universidade de Pernambuco, na turma de 1975, e atuou como médico do trabalho, mas foi como defensor dos interesses coletivos da categoria médica que ele ganhou notoriedade nacional.

A defesa do Ato Médico (Lei nº 12.842/13) e das prerrogativas legais exclusivas da medicina; a priorização da ética nas relações do processo assistencial; a promoção de conhecimento e capacitação médica; a qualificação do ensino e da Residência; e o estímulo à criação de políticas públicas voltadas aos interesses dos médicos e da população foram pontos prioritários de Dr. Carlos Vital à frente do CFM. Antes de atuar no CFM, ele presidiu o Conselho Regional de Medicina de Pernambuco (Cremepe) de 2005 a 2008.

Bastante consternado, o conselheiro Jecé Brandão, que foi vice-presidente do CFM durante a gestão de Dr. Carlos Vital, disse que o Brasil perdeu um exemplo de médico e de ser humano: “Vital era uma pessoa de uma inteligência e de uma capacidade de trabalho impressionante. Extremamente culto, bem informado, uma referência da ética profissional. Além de ser um anjo, era um homem íntegro, com uma vida limpa, correta, exemplar. Ele era um cara com limites éticos morais bastante claros. Uma perda para o Brasil civilizado, o Brasil que a gente sonha. Vital era um exemplo da medicina brasileira”.

Para o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, Dr. Carlos Vital foi um grande médico e líder do movimento associativo, tanto em Pernambuco, como no CFM, na condição de presidente. “Uma pessoa de grande cultura e um defensor inabalável dos direitos dos médicos, da boa prática médica, do exercício ético da medicina e, acima de tudo, uma liderança que se vai e que deixa um grande vazio, mas, também, um grande legado. Eu espero que Deus acolha a sua alma e console a sua família e amigos por essa perda”, declarou ele.

Compartilhe: