Conheça nossas redes sociais

Notícias

Morte de paciente após realizar cirurgia estética com biomédica ratifica mote da campanha do Cremeb contra o exercício ilegal da medicina

12 de maio de 2023

Em menos de uma semana de exibição, a campanha do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) com o mote “Quando a máscara cair, pode ser tarde demais” – que alerta a sociedade sobre os perigos de realizar procedimentos médicos com profissionais sem o diploma e registro de médico -, confirmou, na prática, que o exercício ilegal da medicina está crescendo e precisa de intervenções imediatas, pois pacientes estão “pagando” o preço da escolha errada até com a própria vida.

Infelizmente, foi o que aconteceu com uma paciente de 46 anos que morreu após realizar uma cirurgia estética com uma biomédica na última segunda-feira, dia 08.05, na cidade de Divinópolis, em Minas Gerais. A profissional, que é a dona da clínica onde o procedimento foi realizado, está presa desde terça-feira (09.05) e, segundo informações do site G1, está sendo investigada em diferentes processos éticos no Conselho Regional de Biomedicina (CRBM). Além da biomédica, uma enfermeira que ajudou na cirurgia também foi presa.

“É lamentável a triste coincidência… Deste fato ter acontecido apenas dois dias após o Cremeb lançar uma campanha alertando a população da gravidade de realizar procedimentos médicos com um profissional não médico. É preciso que pessoas morram para que providências mais duras sejam tomadas? Aqui, no que depender do Conselho, vamos fazer com que esses criminosos sejam punidos, inclusive, na Justiça”, declarou o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia.

 

Vale lembrar que somente nos últimos sete meses, o Cremeb, através de ações judiciais, impediu que cinco profissionais de outras áreas continuassem a realização de procedimentos para os quais eles não estão habilitados, infringindo a lei que regula suas próprias profissões. Desde fevereiro de 2022, a Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (CDPM) segue atuando judicialmente em defesa dos preceitos legais que regem a profissão, sendo essa mais uma conquista concreta diante de profissionais não habilitados que insistem em praticar a medicina ilegalmente.

Dentre outras funções, a Comissão, que recebe denúncias através do e-mail prerrogativasdomedico@cremeb.org.br, pode agir judicialmente contra indivíduos e instituições que descumpram os preceitos legais que regem a profissão médica e as leis sanitárias do Brasil; promover campanhas de esclarecimento para a classe médica e sociedade sobre o papel do médico, seus deveres, direitos e responsabilidades; e acionar administrativamente à Corregedoria do Cremeb quantos aos médicos que sejam apontados por descumprimento do Código de Ética Médica (CEM).

Dr. Marambaia orienta a sociedade quanto aos cuidados necessários na hora de realizar procedimentos médicos: “Primeiro, para procedimentos médicos, exija a presença de um médico. Na dúvida, confirma no site do Cremeb (ou do CRM do estado que ele atua) se o profissional tem o registro de médico e se o mesmo está ativo. Fuja de promessas milagrosas, principalmente, aquelas divulgadas nas redes sociais. Por fim, denunciem ao Conselho qualquer suspeita de irregularidade, pois vamos apurar, além de encaminhar e cobrar dos órgãos responsáveis medidas efetivas. Vamos juntos combater o exercício ilegal da medicina”.

 

Conheça abaixo algumas peças da campanha do Cremeb:

Outdoor (Clique aqui)

Spot de rádio (clique aqui)

Compartilhe: