Conheça nossas redes sociais

Notícias

Maternidade Climério de Oliveira comemora 106 anos de fundação

21 de dezembro de 2016

Localizada no bairro de Nazaré, a Maternidade Climério de Oliveira (MCO), da Universidade Federal da Bahia (Ufba), completou 106 anos de história este ano. Apesar da inauguração ter sido em 30 de outubro de 1910, a comemoração de aniversário aconteceu na última segunda-feira (19), no auditório da própria instituição, que realiza mensalmente cerca de 1,5 mil atendimentos de emergência e uma média de 300 partos.

Durante a cerimônia, que contou com a presença da presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), conselheira Teresa Maltez, o secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, entregou a escritura do terreno doado pelo Governo do Estado para ampliação da maternidade. A nova MCO será construída em uma área de aproximadamente 1.500m², localizada ao lado da atual sede.

O novo prédio reunirá o Centro Obstétrico, a UTI materna e a UTI Neonatal, além dos serviços de ginecologia e mastologia. De acordo com a Sesab, a nova sede aumentará o número de leitos, que passará de 79 para 160. Para a construção, a MCO contou com o apoio Congresso Nacional, que destinou uma emenda no valor de R$ 70 milhões para a construção da nova unidade.

“Os que conhecem a maternidade sabem da necessidade que temos desse novo prédio. Mas, até termos concluída a licitação da obra e a construção, precisamos ter um funcionamento mais próximo de uma realidade digna, com condições de trabalho adequadas e uma assistência qualificada para a mulher e para a criança”, pontuou a superintendente da maternidade, Mônica Neri.

História – A MCO foi a primeira maternidade do Brasil. Entre os anos de 1950 e 1960, abrigou o primeiro Centro de Reprodução Humana do país e possui o primeiro Banco de Leite Humano de Salvador. Atualmente, a unidade oferece serviços de assistência pré-natal de baixo e alto riscos por meio do Sistema Único de Saúde (SUS).

Compartilhe: