Conheça nossas redes sociais

Notícias

Falso médico é preso após denúncia da delegacia regional do Cremeb em Jequié

8 de agosto de 2016

Vigilante no combate à prática ilegal da medicina, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) conseguiu identificar mais um caso de exercício ilegal da profissão no estado. Na última quarta-feira (03), Thyago Santos da Silva, de 30 anos, foi preso em flagrante, na cidade baiana de Iramaia, após a representante do Conselho em Jequié, Dra. Ana Cláudia Costa, acionar a polícia da região.

Natural do Acre e morador de Feira de Santana, Thyago Santos da Silva atuava ilegalmente como médico há três anos no hospital municipal de Iramaia. Ele usava o mesmo número de registro profissional de um médico habilitado. O crime foi descoberto após uma ultrassonagrafista da região receber uma solicitação de exame em nome do médico Tiago Oliveira Lordelo, que é seu sobrinho e está fazendo residência em São Paulo.

Ciente de que alguém estava utilizando o nome do seu sobrinho ilegalmente, a médica, que preferiu não se identificar, informou o fato ao Cremeb em Jequié, que acionou imediatamente a delegacia de polícia da cidade. “Assim que percebemos a incoerência dos dados encaminhamos o caso para a polícia. Nessas situações é muito importante que haja sigilo para evitar que o falsário fuja”, recomenda Dra. Ana Cláudia Costa, reforçando o compromisso e importância da atuação direta, nesses casos, das delegacias regionais.

Segundo a delegada de polícia titular do município, Ana Beatriz Bomfim, o falso médico substituía informalmente os médicos contratados, sem que houvesse uma contratação regular junto à Secretaria de Saúde Municipal de Iramaia, que fica a 410 quilômetros de Salvador. “Agora ele está preso e aguardando a decisão do juiz. A pena máxima nesse caso pode ser de até cinco anos”, explicou ela.

Ainda de acordo com a delegada, Thyago Santos alega ser formado em medicina na Bolívia desde 2011 e iria realizar o Exame Nacional de Revalidação de Diplomas Médicos Expedidos por Instituições de Educação Superior Estrangeiras (REVALIDA), exigência legal para o profissional formado no exterior atuar no Brasil. “Pelo que percebi ele era muito querido pela população e as pessoas que trabalhavam com ele. Existe até um abaixo assinado para que ele seja solto”, revelou.

Para a coordenadora da Coordenação das Delegacias, Comissões de Ética e Representações (CODECER) do Cremeb, conselheira Rosângela Carvalho de Melo, tal atitude da população é resultado da atual assistência à saúde no interior do estado. “A verdade é que ele cometeu um crime, exercendo ilegalmente a medicina. A insegurança para a população, gerada pela atuação de uma pessoa que se faz passar por outra, não pode ser tolerada”, ressalta ela, complementando que, para exercer a medicina no Brasil é necessário que o médico formado no exterior revalide seu diploma e o registre no Conselho Regional de Medicina sob cuja jurisdição irá atuar.

Ferramenta – Preocupado com o aumento no número de casos de exercício ilegal da medicina, o Cremeb modernizou a sua ferramenta de busca de médicos na Internet. Através da pesquisa, que é gratuita e está disponível no portal da instituição através do link www.cremeb.org.br/WEBSEMC/home/buscaMedico, é possível conferir informações sobre o profissional, como nome, tipo de inscrição, situação (ativo ou inativo) e especialidade, e ainda ver a foto do médico.

Apesar da foto no portal não ser obrigatória, o Cremeb entende que essa atitude é mais um instrumento para evitar que falsos médicos utilizem os dados de profissionais devidamente habilitados. A fotografia do profissional na ferramenta é a mesma do banco de dados do Conselho. Atualmente, dos 20,9 mil médicos ativos no Cremeb, a maioria (55%) tem foto disponível no portal. Os demais, ou não tem fotografia digitalizada no cadastro, ou não autorizou a publicação da mesma.

Compartilhe: