Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb ganha iluminação alusiva ao Outubro Rosa

20 de outubro de 2015

Em apoio à campanha mundial Outubro Rosa, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) iluminou o prédio da instituição de rosa. A ação, que acontece pelo segundo ano consecutivo, visa alertar a população sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama – tipo de câncer mais comum entre as mulheres no mundo, respondendo por cerca de 25% dos casos novos a cada ano.

Funcionária do Cremeb há quatro anos, Judite Souza sabe bem disso. Mesmo fiel ao seu check up anual, ela não conseguiu escapar do tipo de câncer que mais mata mulheres no mundo. “Apesar de casos na minha família, nunca achamos que vai acontecer com a gente”, conta ela, que, graças ao diagnóstico ter ocorrido ainda em estágio inicial da doença, está curada.

Ela conta que tudo começou em um exame de ultrassom de rotina. “O médico era meu amigo e percebeu que tinha algo errado. Fiz a punção do nódulo, mas ainda sim não tive o diagnóstico. Só após retirar o nódulo e mandar para biópsia que tivemos a certeza de que era câncer”, alerta a servidora, que não precisou fazer quimioterapia graças à descoberta precoce.

Judite, que se considera hoje uma pessoa mais forte do que antes da doença, não é a única a passar por essa triste experiência. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), cerca de 57.120 casos serão diagnosticados este ano no Brasil. De acordo com a entidade, a estimativa no estado da Bahia, para este ano, é de 2.560 novos casos.

Prevenção –
A postura atenta das mulheres, que significa conhecer o que é normal em seu corpo e quais as alterações consideradas suspeitas de câncer de mama, é fundamental para a detecção precoce da doença. O oncologista e conselheiro do Cremeb Alessandro Vasconcelos aconselha que a mulher faça o autoexame das mamas mensalmente.

No entanto, ele chama atenção de que essa não é a única forma de detectar a doença precocemente. Dr. Alessandro Vasconcelos recomenda que mulheres a partir de 40 anos de idade realizem anualmente a mamografia. Porém, a depender do histórico do paciente, o oncologista informa que há casos que fogem a essa regra, como antecipar a idade para a realização do exame. “Mas isso deve ser uma decisão do médico”, salienta ele.

Os funcionários do Cremeb abraçaram a causa e, no primeiro dia do mês de outubro, vieram vestidos de rosa.

Compartilhe: