Notícias

Cremeb é homenageado pelos seus 60 anos em sessão na CMS

16 de março de 2018

A Câmara Municipal de Salvador abriu as portas do seu plenário para homenagear os 60 anos do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), durante sessão solene proposta pelo vereador e médico Cezar Leite, ontem (15) à noite. No seu discurso de agradecimento, a presidente do Conselho, Dra. Teresa Maltez, fez questão de pontuar a importância da autarquia na construção de novos horizontes, uma vez que falava para o público em uma casa legislativa. “Completamos 60 anos e a maturidade nos fez entender que somente participando e influenciando decisões políticas seremos capazes de mudar a realidade”, discursou a conselheira.

A trajetória dessas seis décadas é repleta de fatos históricos, tanto para a sociedade civil como para a classe médica, e o responsável por compartilhar essas lembranças foi o corregedor do Cremeb, conselheiro José Abelardo de Meneses. A sua apresentação reuniu as principais movimentações sociais propostas pelo Conselho – como as diversas manifestações nas ruas, em 2013 -, um breve histórico dos primeiros presidentes até a diretoria atual, as honrarias proferidas em reconhecimento pelos exímios esforços que dignificam a profissão (Medalha de Alto Mérito, Diploma Honorífico e Citação Elogiosa e Diploma de Mérito Ético-Profissional), dentre outros acontecidos, a exemplo da evolução nas publicações que informam a sociedade e a classe médica.

Médicos participantes dessa história também contribuíram para contemplar as memórias desse sexagenário. O conselheiro decano do Cremeb, Jorge Cerqueira, que representou o Instituto de História da Medicina e Ciências Afins, mencionou os esforços empreendidos pelo primeiro presidente do Conselho, Dr. João FalcãoTorres, “não somente pelo Cremeb, mas também o cuidado e a dedicação que ele tinha com o exercício da medicina”. Em nome da Academia de Medicina da Bahia, Dr. Antônio Carlos Vieira Lopes declarou ter “orgulho das lutas e conquistas do Cremeb nesses 60 anos”.

(Mesa diretora, conselheiros e funcionários do Cremeb)

              (Mesa diretora, conselheiros e funcionários do Cremeb)

Em um discurso tomado pela realização pessoal de estar promovendo a homenagem, o vereador e médico Cezar Leite contou um pouco da sua íntima relação com a instituição. “O Cremeb vivia em minha casa, nas sustentações orais que transitavam pelos corredores, como um ensaio para mais um show do advogado, médico e artista, Adilson Leite, meu pai”. Um dos principais atentados à classe médica, o Programa Mais Médicos, foi alvo das sóbrias críticas do edil, constatando que o programa “rasga as normas do exercício da Medicina em nosso país, imposto por políticas ideológicas e populistas”, além de enaltecer a mobilização do Cremeb diante do ataque.

Outras entidades que caminham ao lado do Cremeb se fizeram presentes na solenidade, como a Associação Bahiana de Medicina (ABM), representada pelo médico Jorge Jambeiro, e o Ministério Público do Estado da Bahia, na representação do promotor de justiça Rogério Queiroz, coordenador do Centro de Apoio Operacional de Defesa da Saúde (Cesau). “Se olharmos para trás, teremos a certeza de que estamos avançando, mas nada disso é conquistado sozinho, e o Cremeb tem sido um importante apoiador do Ministério Público. É assim que vamos contruindo a cidadania”, concluiu.

Compuseram a mesa diretora também a médica Ana Rita Luna, em nome da Ordem dos Médicos do Brasil – Seccional Bahia -, e o Dr. Ivan Paiva, médico representante da Secretaria Municipal de Saúde.