Conheça nossas redes sociais

Notícias

Assistência às pessoas com doenças mentais e deficiências é debatida durante Seminário de Responsabilidade Médica

31 de maio de 2023

As boas práticas para uma assistência digna às pessoas com doenças mentais e deficiências, bem como as dificuldades do sistema de saúde em colocá-las em prática, foram compartilhadas durante a manhã de debate no XVII Seminário de Responsabilidade Médica do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), realizado no último sábado (27), em Salvador. As mesas de diálogo, com explanações de especialistas na área, dentre médicos, juristas e psicóloga, foram realizadas diante de dois temas centrais: “o atendimento seguro às pessoas com deficiência” e “transtorno mental, violência e a resolução CNJ 487/2023”.

Clique aqui para assistir o evento na íntegra, que teve transmissão ao vivo pelo Youtube.

Na abertura do evento, o presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia, reforçou a preocupação da entidade em garantir que todas as pessoas, com quaisquer doenças, tenham um atendimento devidamente acolhedor e humanitário, independente das necessidades geradas pelas suas condições. “O nosso intuito em debater esses temas é colaborar para que qualquer unidade de saúde esteja capacitada a receber todos os indivíduos para os seus tratamentos, principalmente a pessoa com deficiência. Essas pessoas precisam ter a segurança de que tudo foi pensado e tudo está sendo trabalhado para que ela tenha o benefício que ela quer, sem nenhum mal prévio”, avaliou o conselheiro presidente.

Coordenadora do evento, a corregedora do Cremeb, Dra. Teresa Maltez, também comentou a escolha dos assuntos para o seminário, explicando a relevância dos mesmos para a atividade médica nos dias atuais. “São temas que estão no dia a dia da nossa profissão, que cada vez se tornam mais frequentes. Com a melhoria dos diagnósticos, hoje nós sabemos que são problemas reais, que precisam ser tratados com uma delicadeza e acolhimento especial, e pra isso é necessário ter equipes treinadas e bem capacitadas”, defendeu Dra. Teresa Maltez.

Coordenadora do evento, Dra. Teresa Maltez

A primeira mesa, que debateu o atendimento seguro às pessoas com deficiência, foi mediada pelo conselheiro Emerentino Elton de Araújo e contou com as participações da juíza do Tribunal de Justiça da Bahia, Dra. Élbia de Araújo; do médico psiquiatra Dr. Ivan de Sousa Araújo; do Diretor Técnico do Hospital do Subúrbio, Dr. Rogério Luís Palmeira; do advogado e Secretário Geral da Comissão Especial de Direito Médico da OAB, Dr. Lucas Macedo; e da psicóloga Dra. Maria Antônia Palmeira.

Em seguida, a segunda mesa enriqueceu os debates do evento com uma movimentada discussão sobre transtorno mental, violência e a resolução CNJ 487/2023, sob a mediação do conselheiro federal e 2º vice-corregedor do Cremeb, Dr. Júlio Braga, e com apresentação da professora de psiquiatria da UFBA, Dra. Ivete Maria Oliveira; do desembargador do Tribunal de Justiça da Bahia, Dr. Geder Rocha; da presidente da Associação em Defesa das Pessoas com Transtornos Mentais, Amigos e Familiares (Afatom), Dra. Sandra Peu; da médica psiquiatra Miriam Gorender; do médico e advogado Dr. Alessandro Timbó; e da advogada e professora de Ética Médica, Dra. Camila Vasconcelos.

 

 

Clique no tema abaixo e assista os respectivos debates:

– O atendimento seguro às pessoas com deficiência

– Transtorno mental, violência e a resolução CNJ 487/2023

 

 

Compartilhe: