Conheça nossas redes sociais

Notícias

Ação para prevenir câncer de próstata deixa azul prédio do Cremeb

9 de novembro de 2015

Assim como ao Outubro Rosa, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) aderiu ao Novembro Azul, campanha mundial de combate ao câncer de próstata. No Brasil, esse é o segundo tipo de câncer que mais acomete os homens. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca), cerca de 68,8 mil novos casos de câncer de próstata surgem a cada ano no país. Na Bahia, estima-se 3.450 novos casos da doença este ano.

Para chamar a atenção da importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Cremeb iluminou de azul a fachada do seu prédio, que fica localizado no bairro de Ondina. A ação ficará visível até o fim do mês de novembro. Além disso, quem visitou a autarquia nos últimos dias percebeu que, além de balões azul espalhados por toda a instituição, os servidores também aderiram a causa utilizando roupas na mesma cor. São os servidores que também abraçaram a causa.

Para quem não sabe, a próstata, órgão exclusivamente masculino, é a glândula responsável pela produção de parte do sêmen. Situa-se na frente do reto e logo abaixo da bexiga, englobando o início da uretra.

Em sua fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, o que reforça a necessidade da prevenção. “O câncer de próstata tem uma evolução silenciosa, por isso é importante que haja o diagnóstico precoce. A campanha Novembro Azul ainda é muito recente, e seus efeitos, principalmente no Nordeste, ainda são pequenos. Porém, é um alerta para que os homens, e também as mulheres, se atentem para a causa” ressaltou o conselheiro do Cremeb e  ultrassonografista Plínio Sodré.

FATORES DE RISCO – De acordo com Dr. Plínio, a hereditariedade e a etnia – homens negros são mais propensos – são os fatores que mais influenciam o surgimento do câncer de próstata. Nesses casos específicos, o conselheiro recomenda o acompanhamento continuado com o médico urologista deve iniciar aos 40 anos.

O conselheiro explica que o tratamento depende da fase de instalação do câncer, mas, a princípio é cirúrgico com a realização da prostatectomia radical e, em alguns casos, a radioterapia, hormonioterapia, criocirurgia, etc. “Quando detectado em estágio avançado, reduz sobremaneira a probabilidade de cura”.

Os resultados do tratamento, normalmente, são satisfatórios, principalmente, quando há diagnóstico precoce, e o índice de sobrevida à doença é de 80%. Porém, mesmo depois de curado, ao homem se fazem necessárias as visitas anuais ao urologista.

 

Compartilhe: