Conheça nossas redes sociais

Notícias

22 de fevereiro: centenário de nascimento do Prof. Álvaro Rubim, ex-presidente do Cremeb e ícone da psiquiatria brasileira

22 de fevereiro de 2022

Completaria 100 anos, hoje, 22 de fevereiro de 2022, o médico e professor Álvaro Rubim de Pinho, um dos ícones da psiquiatria baiana e brasileira na evolução da especialidade durante o século XX. O seu comprometimento com a boa prática da Medicina se exerceu, além da sala de aula e dos consultórios, na casa da ética médica: o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb). Na autarquia e para o nascimento dela, Dr. Rubim colaborou desde a gestão provisória (1957) até as três primeiras gestões (1958/1973), sendo o presidente do Conselho entre os anos de 1968 e 1973 e o quinquagésimo terceiro médico a se registrar na entidade. Ao lado dos conselheiros do Cremeb Jorge Cerqueira e Raimundo Pinheiro, Prof. Rubim de Pinho foi um dos fundadores da regional baiana da Academia Brasileira de Medicina Psicossomática.

Prof. Rubim de Pinho, como era conhecido por colegas e alunos, nasceu em Manaus-AM mas formou-se médico na Faculdade de Medicina da Bahia, na turma de 45. Depois de formado, se dedicou à Neurologia e, após cinco anos, especializou-se em Psiquiatria. “A carreira do Prof. Rubim de Pinho é repleta de feitos memoráveis, não somente como professor e pesquisador, mas também nas suas participações em entidades médicas. Ele foi presidente de representativas entidades como do Cremeb, da Associação Bahiana de Medicina (ABM), da Associação Brasileira de Psiquiatria e da Academia de Medicina da Bahia”, registra o conselheiro decano Jorge Cerqueira, que é também presidente do Instituto Bahiano de História da Medicina e Ciências Afins.

Em menos de 10 anos após formado médico e com duas especialidades concluídas, Dr. Rubim inicia sua trajetória de professor em 1954, quando se torna Professor Adjunto de Clínica Psiquiátrica da Fameb. Um ano depois ele já é Livre Docente da mesma temática, e se torna Professor Catedrático em 1966. A sua aposentadoria, em 1987, fecha um ciclo de mais de 30 anos dedicados ao ensino de novos profissionais médicos, mas os seus feitos ficam eternizados para a universidade em 1993, quando recebe o título de Professor Emérito da Faculdade de Medicina da Bahia. Uma das homenagens da Universidade Federal da Bahia (UFBA) pelos anos dedicados a docência de Prof. Rubim foi construir a Biblioteca Universitária de Saúde e batizá-la com o seu nome.

Dentre as suas principais contribuições para a Medicina, destacam-se a introdução do ensino de Psicologia Médica na graduação e também os primeiros atendimentos psiquiátricos dirigidos a crianças. Outro trabalho que ganhou devida notoriedade foi a sua tese para o concurso de Professor Titular da Fameb, onde registrou as suas pesquisas sobre “as funções cognitivas dos epilépticos”.

Seminário reverencia Dr. Rubim no dia do seu nascimento

Intitulado de “Psiquiatria e suas interfaces: centenário do professor Rubim de Pinho”, um seminário irá reunir palestras e debates sobre a psiquiatria, em homenagem aos 100 anos do nascimento do médico, professor e ex-presidente do Cremeb. Com realização da Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb), em conjunto com a família de Dr. Rubim, o evento será transmitido ao vivo pelo Youtube, através do canal TV UFBA, no próprio dia 22 de fevereiro, das 8h30 às 18h.

De acordo com o publicado pela Universidade, antes de cada mesa-redonda, serão apresentados vídeos com trechos de entrevistas de Rubim de Pinho, bem como depoimentos de pessoas, de diferentes áreas, com as quais ele conviveu. Neuropsiquiatria e saúde mental, psiquiatria e religião e a psiquiatria forense, áreas de atuação do professor, serão temas abordados durante o Seminário. Clique aqui e confira a programação completa.

Fontes:

– Banco de dados e acervo do Cremeb
– Faculdade de Medicina da Bahia (Fameb)
– Revista Brasileira de Neurologia e Psiquiatria
– Publicação Psychiatry On-line Brazil
– Comissão Permanente de Arquivo da UFBA

Compartilhe: