Conheça nossas redes sociais

Notícias

Entidades de saúde visitam instalações do novo HGE

20 de setembro de 2016

Representantes de entidades de saúde, incluindo o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), conheceram ontem (19) as instalações do HGE-2, que será inaugurado no próximo dia 26, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab). Construído em uma área de 14 mil metros quadrados, o novo prédio conta com dez salas de cirurgia, sendo uma para captação de órgãos para transplante, e 161 leitos, dos quais 52 são de UTI (40 para adultos, oito de pediatria e quatro para pacientes queimados), distribuídos em oito pavimentos.

Segundo o secretário de Saúde, Fábio Vilas-Boas, o atendimento no HGE2 começa no dia seguinte a inauguração. “De material a equipamentos, não está faltando nada. O hospital está pronto para começar a fazer cirurgias e internar pacientes”. Fábio Vilas-Boas informou que, à medida que o anexo comece a funcionar, enfermarias do prédio antigo serão fechadas para reformas. “Precisamos começar a rever a parte estrutural e elétrica e repaginar andar por andar para que, dentro de dois anos, toda a reforma esteja concluída”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, para que entre em funcionamento, cerca de mil profissionais de diversas áreas foram contratados. O Instituto Nacional de Amparo à Pesquisa, Tecnologia e Inovação da Gestão Pública (INTS) é a empresa responsável pela contratação de médicos enquanto a Fundação José Silveira (FJS) se responsabiliza pela contratação de pessoal para a prestação de serviços de saúde nas áreas de enfermagem, serviço social, nutrição, psicologia, farmacologia, fonoaudiologia, fisioterapia e laboratório, dentre outros.

Na oportunidade, o diretor geral do HGE, André Luciano Andrade, fez questão de chamar atenção de que o HGE2 não será um “hospital porta aberta” e não terá setor de Emergência. O HGE1 permanecerá com sua Emergência referência em orto-trauma. “O HGE2 vai ser o hospital de retaguarda, um hospital de segundo tempo. Por exemplo, operamos um paciente na chegada, em situação de emergência, e, em um segundo tempo, precisamos operá-lo novamente”.  No cenário atual, infelizmente, diversos pacientes que necessitavam realizar uma cirurgia de segundo tempo, tiveram o procedimento suspenso porque as sete salas de cirurgia do HGE1 estavam ocupadas com emergências, situação que deverá revertida com a disponibilização do novo centro cirúrgico.

A presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, acompanhada do vice-presidente, conselheiro Júlio Braga, acompanhou a visita. “O HGE2 vem ao encontro do anseio da sociedade, uma estrutura moderna, de qualidade que permita a prestação de uma assistência segura e digna para os profissionais e sobretudo para os pacientes”, afirmou. Júlio Braga salientou que, apesar da falta de concurso público, todos os médicos serão contratados por meio da CLT, minimizando os aspectos negativos da contratação por via terceirizada.

Os presidentes da Associação Bahiana de Medicina (AMB), Robson Moura, e do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed-BA), Francisco Magalhães, também estiverem presente no encontro, além do coordenador do Centro de Apoio Operacional da Saúde Pública (Cesau), promotor de Justiça Rogério Queiroz, entre outros representantes do setor.

 

Compartilhe: