Conheça nossas redes sociais

Eventos Realizados

Cremeb Presente na Faculdade: mais de 90 estudantes da UNEB recebem orientações do Conselho durante diálogo

9 de março de 2023

Utilizando o diálogo para contribuir com a continuidade de uma Medicina ética no território baiano, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) levou orientações e conhecimento para 92 estudantes da Universidade Estadual do Estado da Bahia (UNEB), na última quinta-feira (9), encontro realizado na própria instituição de ensino. O evento foi conduzido pelo presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia, que representou a instituição juntamente com o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira, e da coordenadora do Departamento de Registros, Ravena Rehin. O bate-papo com os docentes contou com a mediação da médica, professora e ex-conselheira do Cremeb, Dra. Hermila Guedes.

 

“Estamos aqui, hoje, cuidando do futuro da nossa profissão. Dialogar, orientar e ouvir as dúvidas dos estudantes de Medicina é uma das ações do Cremeb em manter a ética como pilar central nas atividades da classe no território baiano”, comentou o presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia. Na sua apresentação, o conselheiro explicou o papel das entidades médicas, orientou como os futuros profissionais podem interagir com o seu conselho, dentre outras informações compartilhadas, a exemplo da explicação sobre o funcionamento do Cremeb Móvel. Os estudantes, do 5º e 6º ano da faculdade de Medicina da UNEB, receberam também os principais direcionamentos sobre 1ª inscrição e demais tipos de registros no Conselho.

Ao final da apresentação, a ex-conselheira Hermila Guedes, que foi professora do alunado presente na própria UNEB, registrou a importância de aproximar o conselho dos futuros médicos e ressaltou alguns pontos levantados pelos três representantes do Cremeb na oportunidade. “O preenchimento correto do prontuário, por exemplo, trazido pelo presidente Marambaia, é um ponto importantíssimo para o paciente e para a nossa profissão, e que deve ser salientado desde já, para garantirmos a qualidade mínima dessa formação”, explicou a médica e professora, Dra. Hermila Guedes. Após a sua explanação, houve também um momento para os alunos realizarem perguntas e colocarem as suas impressões, que foram respondidas e comentadas pelos conselheiros presentes.

O Cremeb Presente na Faculdade é mais uma ação de aproximação através do diálogo realizado pelo Conselho. No último semestre, a autarquia visitou, pelo menos, 7 universidades em todas macrorregiões da Bahia, realizou encontros que atingiram mais de 300 estudantes, levando orientações e praticando a escuta ativa diante dos futuros médicos. Para receber o Cremeb na sua instituição de ensino, envie um e-mail para eventos@cremeb.org.br.

Compartilhe: