Conheça nossas redes sociais

Eventos Realizados

Cremeb Presente leva serviços do Cremeb Móvel e palestra para o corpo clínico do Hospital da Bahia

9 de março de 2023

Além de poder realizar todos os serviços do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) no seu local de trabalho até a próxima sexta-feira (10.02), através do Cremeb Móvel, o corpo clínico do Hospital da Bahia teve, ontem (07.02), a oportunidade de esclarecer dúvidas sobre ética e a segurança da informação. Como parte das ações do Cremeb Presente, projeto que prioriza o diálogo como forma de aproximação e orientação aos médicos, o encontro aconteceu no auditório do Hospital e foi conduzido pelo presidente da autarquia federal, Cons. Otávio Marambaia, juntamente com os conselheiros Julio Braga (segundo vice-corregedor), o decano Jorge Cerqueira e Plínio Sodré (tesoureiro).

 

 

Dr. Marambaia abriu o evento falando da importância do Cremeb Presente, apresentando os resultados das ações no interior do estado. Entre julho e outubro do ano passado, conselheiros e servidores percorreram nove cidades em sete macrorregiões da Bahia, atendendo 700 médicos em 200 unidades de saúde, levando palestras para cerca de 350 estudantes de medicina, dialogando com mais de 400 médicos de corpo clínico de hospitais, além de promover ações de educação médica continuada e solenidades em homenagens a 12 médicos baianos. O Cremeb Móvel, veículo equipado para atender os médicos de forma ágil e confortável no seu local de trabalho, também foi devidamente apresentado por ele: “É o Conselho de Medicina cada vez mais próximo dos médicos baianos, sempre em benefício da sociedade”.

“Graças aos contatos que estabelecemos, conseguimos que uma falsa médica, que fez o transporte de uma paciente grave de um hospital do interior para um hospital de Salvador, fosse presa em flagrante. E já temos ciência de mais dois casos parecidos, que estamos apurando. Estamos fazendo uma operação ‘pente fino’ nessas empresas de remoção de pacientes para coibir que falsários se passem por médicos e coloquem a vida das pessoas em risco”, relatou o presidente do Cremeb, pedindo a colaboração dos colegas para relatarem esse e outros tipos de problemas ao Conselho, por meio da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico (prerrogativasdomedico@cremeb.org.br).

Na apresentação sobre “Ética e Segurança da Informação para Médicos e Equipes”, Dr. Julio Braga lembrou que o Código de Ética Médica (CEM) já fala em sigilo: “Se pegarmos isso como uma norma geral, a gente consegue cumprir a LGPD [Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais] sem maiores dificuldades. Por exemplo, o artigo 22 do CEM diz que é vedado ao médico deixar de obter o consentimento do paciente ou de seu representante legal. A LGPD fala que é necessário tê-lo por escrito. Na prática, na nossa relação com o paciente, sabemos da importância do consentimento para tudo”. A telemedicina e os cuidados necessários com o prontuário médico também foram temas abordados pelo segundo vice-corregedor.

 

 

Entre os médicos presentes, estavam a diretora técnica do Hospital da Bahia, Dra. Thamine Lessa Andrade, e a presidente da Comissão de Ética Médica da unidade, Dra. Marianna Dracoulakis. “Quero agradecer a presença do Cremeb e dizer que a gente se sente muito representado por esta iniciativa. Acredito que o Cremeb deve estar onde a gente está. Esse é o papel do nosso Conselho. Não tenho dúvida de que essa semana, como o Cremeb aqui, será bastante útil para todos nós”, declarou Dra. Thamine. “Eu valorizo muito essa iniciativa de aproximação com o corpo clínico assistencial do hospital. Uma excelente oportunidade de tirar dúvidas, de atualizar documentação e de se aproximar do nosso Conselho”, completou Dra. Marianna.

Cremeb Móvel – Estacionado na entrada do bloco D do Hospital da Bahia desde segunda-feira (06.02), o Cremeb Móvel beneficiou 43 médicos somente nos dois primeiros dias de atendimento, totalizando 74 serviços, como atualização cadastral, segunda via de cédula médica e emissão do certificado digital. “Eu achei essa iniciativa fantástica! Trouxe bastante facilidade para a gente. Consegui fazer a renovação da minha cédula médica, que era bastante antiga, de 2008, com simplicidade, facilidade e com uma excelência que o Cremeb demonstra para a gente sempre ter”, afirmou a cirurgião geral e intensivista Lívia Leal. “Como sempre, o nosso Cremeb tomando a frente de qualquer procedimento novo de tecnologia. E nada melhor do que ele aqui no meu trabalho. Uma comodidade ótima e que beneficia todo mundo”, disse o cirurgião geral e médico do trabalho Jorge Chalhub. O veículo fica na unidade até sexta-feira (10.02), com atendimento das 09h às 16h.

Compartilhe: