Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médico, sua foto no Portal Cremeb é forte aliada contra a ação de criminosos

4 de janeiro de 2023

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) orienta os médicos que atuam no estado a cadastrarem sua foto no sistema da autarquia, pois essa é uma importante ação no enfrentamento aos criminosos que utilizam dados de profissionais médicos para a prática de delitos. Com a foto registrada no portal do Cremeb, é possível que os gestores possam fazer a identificação na hora da contratação de médicos, evitando assim que falsários exerçam a Medicina de maneira ilegal e criminosa. A ferramenta de busca por médicos no site do Conselho, que é uma pesquisa gratuita, atende também a sociedade, que pode consultar de maneira online se aquela pessoa que se identifica como médico é a mesma pessoa reconhecida pela foto no Portal Cremeb.

CLIQUE AQUI para pesquisar um médico.

Recentemente, duas práticas criminosas se valeram da ausência de fotos de médicos no portal para facilitarem os seus atos. Um deles é o caso de uma falsa médica, homônima a uma médica devidamente cadastrada (saiba mais), que utilizava o mesmo nome e CRM da profissional regular, mas não pôde ter a sua identidade confrontada com a pesquisa no Portal Cremeb, uma vez que a médica registrada não possuía foto no sistema. Em outra situação, criminosos se passaram por um médico registrado no Cremeb, para tentar extorquir familiares de um paciente internado. Assim como no primeiro caso, o médico não possuía a foto na busca do Conselho, mas já procurou a autarquia para coletar o seu registro fotográfico e atualizar o seu cadastro (clique aqui e entenda).

“A ferramenta de busca por médico com a foto associada é tão importante, que dias após o início de seu funcionamento, em 2016, evitou que a prefeitura de Jitaúna contratasse duas pessoas que se passavam por médicos. Essa identificação só foi possível através da pesquisa no site, onde a foto não correspondia aos indivíduos que buscavam a admissão indevidamente”, ressalta o presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia. A autarquia reforça ainda que a foto exibida no site do Conselho possui marca d’água no rosto do profissional, dificultando que a mesma seja extraída para fins indevidos, mas a sua exibição proporciona perfeita condição de identificação do indivíduo.

É importante lembrar que, baseado no Despacho Nº 104/2016 do Conselho Federal de Medicina (CFM), não é mais facultativo ao médico a referida divulgação no site dos Conselhos. A decisão se sustenta no entendimento de que a ação é de interesse geral, cabendo aos conselhos de medicina o bem informar aos cidadãos sobre a identificação dos profissionais neles inscritos. Essa interpretação é compartilhada também com o Superior Tribunal de Justiça (STJ), quando o mesmo entende ser democrática e legítima a permissão para a população identificar fielmente o médico que lhe presta serviço.

SERVIÇO – Os médicos que ainda não dispõem de fotografia no site do Cremeb devem se dirigir à instituição para realizar o cadastro. O procedimento é rápido, gratuito e pode ser feito na sede da autarquia, em Salvador, em uma das delegacias regionais e no Cremeb Móvel. É necessário agendar o serviço (confira abaixo como realizar) e, no dia marcado, comparecer com um documento oficial com foto e o título de eleitor. Os profissionais que farão o cadastro nas delegacias do Centro Oeste (Irecê), Extremo Sul (Eunápolis), Norte (Paulo Afonso), Centro Sul I (Guanambi) e Centro Sul II (Brumado) devem levar uma foto 3×4 atualizada e de fundo branco (nos mesmos padrões de um documento formal). Na sede, nas outras delegacias e no Cremeb Móvel, a foto é feita na hora e não recomenda-se o uso de camisa de cor branca ou tons claros.  Lembramos que o atendimento em Salvador é feito de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h e, nas delegacias regionais, o horário de atendimento pode variar (confira aqui os endereços e horários de funcionamento).

Agende o seu atendimento presencial:

  • Salvador – via site
  • Delegacias regionais – via e-mail (veja aqui os respectivos endereços eletrônicos)

 

Cremeb Móvel (próxima ação)
Onde: Hospital Santa Izabel (estacionamento no pátio externo – ao lado do IBIC)
Quando: 23 a 27 de janeiro
Horário: 9h às 16h

Compartilhe: