Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cardiologista formaliza ao Cremeb que teve a sua identidade utilizada por criminosos

22 de dezembro de 2022

O cardiologista Everaldo Barbosa Ribeiro Neto (CREMEB 19.541), que, na semana passada, teve a sua identidade utilizada por criminosos para extorquir dinheiro de uma família de um paciente que estava internado no Hospital Ana Nery, compareceu ao Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) ontem, dia 21.12, para protocolar o documento de Boletim de Ocorrência Policial.

“São 15 anos de formado e, graça a Deus, nunca tive problema envolvendo o meu nome. Quando eu vi meu nome vinculado a vários golpes, em lugares diferentes, senti uma tristeza, uma indignação, pelas vítimas e por mim, já que agora meu nome está sendo vinculado a uma imagem de golpe, de falcatrua”, disse Dr. Everaldo.

O cardiologista aproveitou a sua ida ao Conselho para atualizar o seu cadastro profissional, já que ele ainda não tinha foto no sistema da instituição e, com isso, não aparecia a sua imagem na ferramenta gratuita de busca de médicos disponível no site do Cremeb. “A foto no site é muito importante, inclusive, na minha clínica, eu consulto a situação dos médicos por essa ferramenta”, afirmou.

O Cremeb lamenta o fato ocorrido com Dr. Everaldo, que possui uma conduta ética profissional ilibada perante este Conselho, e, mais uma vez, chama atenção dos gestores de unidades hospitalares (públicas e privadas) sobre a necessidade de orientar os seus colaboradores quanto à importância do sigilo dos dados dos pacientes, conforme prevê o Capítulo IX do Código de Ética Médica.

Além disso, o Conselho solicita que os dirigentes reforcem a segurança quanto ao acesso à unidade de saúde e continuem realizando trabalhos de conscientização com o público externo, deixando claro, no ato do internamento, que o hospital não realiza contato telefônico e nem via WhatsApp com familiares de pacientes internados solicitando qualquer tipo de transação bancária.

Compartilhe: