Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta o falecimento do médico Ricardo de Gouvêa Costa, idealizador do SAMU Salvador

24 de maio de 2025

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento do médico Ricardo de Gouvêa Costa, aos 64 anos, na manhã deste sábado (24). Natural do Rio de Janeiro (RJ), Dr. Ricardo Gouvêa formou-se médico no Centro Universitário de Valença (UNIFAA), na turma de 1987, era anestesiologista e emergencista, com notório destaque pela sua dedicação ao Sistema Único de Saúde (SUS) e por ter sido um dos idealizadores do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de Salvador.

A sua passagem foi lembrada tanto por entidades quanto por colegas médicos, a exemplo do Coordenador do SAMU Salvador, Dr. Ivan Paiva, que teve a oportunidade de dividir a coordenação médica na época da implantação do serviço. “Sempre foi um profissional dedicado e disponível para qualquer situação. Envolvido na organização não somente do SAMU, mas também em toda rede de urgência e emergência. Prestou relevantes serviços para Salvador e também para a Bahia. Deixa um legado brilhante e um excelente serviço prestado ao Brasil”, registrou Paiva.

A sua dedicação à gestão da saúde pública é exemplificada pelos cargos que ocupou: Coordenador de operações do SAMU, Diretor da Central de Regulação da Bahia e integrante da comissão que deu origem à Força Nacional do SUS. Atuou também em diversas regiões de calamidade por catástrofes naturais e na mediação e atenção em saúde em locais de preservação à cultura indígena.

Em nota, o Ministério da Saúde se referiu a Dr. Ricardo Gouvêa como “um verdadeiro herói do Sistema Único de Saúde” e também como “um cidadão brasileiro de alma generosa”. Também em nota de pesar, o SAMU de Salvador lamentou a perda do colega médico e reforçou o legado de amizade e respeito que ficarão marcados em todos que puderam acompanhar a sua trajetória.

Aos amigos, colegas e familiares do médico Ricardo de Gouvêa Costa, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.