Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta o falecimento da médica nefrologista Eva Alves Miranda em acidente de carro

19 de junho de 2025

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia do falecimento da médica Eva Alves Miranda, aos 79 anos, vítima de um acidente automobilístico. O acidente ocorreu ontem, dia 18, quando ela retornava de um passeio ao município de Mucugê, na Chapada Diamantina.

Natural de Salvador, a Dra. Eva formou-se em Medicina pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), em 1969. Além da especialização em nefrologia, também era especialista em clínica médica. Em 2019, recebeu do Cremeb o Diploma de Mérito Ético-Profissional, em reconhecimento pelos seus 50 anos de exercício da Medicina com uma trajetória ética exemplar.

“Que notícia triste. Eva era uma grande amiga. Inicialmente, fomos contratados no ATEMDE, em 1970. Depois, tornamo-nos sócios e, então, ela, Wellington Cavalcante e eu ficamos encarregados de providenciar a documentação. A partir daí, a amizade cresceu. Recebo esta notícia com grande dor”, declarou o conselheiro decano, Dr. Jorge Cerqueira.

De acordo com o 1º vice-corregedor do Cremeb, conselheiro Antonio Morais de Azevedo, Dra. Eva era nefrologista do Hospital Português, casada com o médico intensivista Antonio Nuno da Conceição — chefe, durante muitos anos, das UTIs dos Hospitais Português e Aliança — e mãe do médico nefrologista Luís Filipe. “Grande perda para a Medicina baiana”, enfatizou ele.

Aos amigos, colegas e familiares da Dra. Eva Alves Miranda, o Cremeb expressa seu profundo pesar e solidariedade. O sepultamento será realizado nesta sexta-feira (20), às 10h, no Cemitério Jardim da Saudade.