Conheça nossas redes sociais

Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta morte do professor Dr. Roberto Figueira Santos

9 de fevereiro de 2021

É profunda tristeza que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia do falecimento do médico, professor e ex-governador da Bahia Roberto Figueira Santos, aos 94 anos, na tarde desta terça-feira (09). Natural de Salvador e filho do Dr. Edgard Rego dos Santos – criador do Hospital das Clínicas, Dr. Roberto Santos formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1949, dedicando sete décadas à profissão.

A notícia de falecimento foi dada pelo reitor da UFBA, João Carlos Salles, em sua página pessoal no Instagram: “Informo aos membros da comunidade UFBA que Dr. Roberto Santos, nosso ex-reitor e nosso grande amigo, acaba de falecer. A UFBA, mais uma vez, está de luto. Expresso aqui nossos sentimentos mais profundos”.

Na vida pública, além de governador da Bahia, entre os anos de 1975 e 1979, Dr. Roberto Santos foi ministro da Saúde de 1986 a 1987, no governo de José Sarney. Ainda neste governo, ele assumiu a Presidência do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). O médico também já representou o Brasil na Organização Mundial da Saúde (OMS), em Genebra, entre tantas outras colaborações.

No campo acadêmico, Dr. Roberto Santos dedicou-se ao ensino superior, ingressando como professor titular da UFBA em 1951. Foi lá que ele obteve o título de Doutor em Ciências Médico-Cirúrgicas e, em 1967, foi nomeado reitor para um mandato de quatro anos. Na literatura, Dr. Roberto Santos publicou mais de quarenta obras, dentre as quais “Educação médica nos trópicos”, “O ensino médico no Brasil” e “A pesquisa médica no Brasil”.

“A medicina baiana perde um dos seus mais distinguidos mestres e, a Bahia, um dos mais ilustres filhos. Inteligência e cultura médica e humanística admiráveis. Exerceu, com rara dignidade, os mais elevados postos da Universidade, do Estado e do País, mantendo impressionante simplicidade, fazendo com que todos que dele se aproximassem, além de admirá-lo e respeitá-lo, sentissem por ele afeto”, declarou o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira.

Como forma de reconhecimento pela sua trajetória irretocável, Dr. Roberto Santos foi condecorado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) com a comenda Sérgio Arouca, de Medicina e Saúde Pública, em 2017. O conselheiro do Cremeb e, na época, segundo vice-presidente do CFM, Dr. Jecé Brandão, o destacou como “a maior autoridade viva da Bahia”.

“Professor Roberto Santos foi o mais importante mestre da medicina baiana. Ensinou a várias gerações de médicos. Mais ainda: na segunda metade do século passado, modernizou a medicina baiana e brasileira, quando, graças a seu enorme prestígio pessoal, conseguiu enviar vários jovens médicos recém-formados para especializarem-se nas mais diversas áreas da medicina moderna, enviados que foram para as mais importantes universidades americanas”, destacou o conselheiro Jecé Brandão.

Aos amigos e familiares do professor Roberto Santos, o Cremeb expressa seu pesar e a sua solidariedade.

 

Compartilhe: