Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico e ex-conselheiro Adilson Peixoto Sampaio
14 de outubro de 2025
O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa com pesar o falecimento do médico Adilson Peixoto Sampaio, aos 97 anos, na madrugada desta terça-feira, em Salvador. Natural do município de Laje, no centro-sul baiano, Dr. Adilson Sampaio formou-se médico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 53, e virou referência no ensino e pesquisa na especialidade de psiquiatria, sendo considerado um dos pioneiros no tratamento de saúde mental no Brasil.
Por completar 50 anos de exercício ininterruptos da Medicina sem nenhuma infração ética, recebeu do Cremeb o Diploma de Mérito Ético-Profissional, em 2003. Nesta autarquia, colaborou com o desenvolvimento ético da Medicina ao compor o quadro de conselheiros da 4ª gestão da entidade, entre os anos de 1973 e 1978. Durante a sua carreira, dedicou-se também ao ensino da psiquiatria, tendo sido intitulado professor emérito da Faculdade de Medicina da UFBA.
“Perde a Bahia um dos médicos mais brilhantes que se dedicaram a cuidar da saúde mental. Inteligência privilegiada, vastos conhecimentos gerais, de psiquiatria e de química. Sempre me impressionou pelo fato de se dedicar a duas vertentes do conhecimento humano aparentemente tão diversas. Suas aulas impressionavam pela riqueza de conhecimentos que demonstrava. Ao lado disso, agradava muito a simpatia, o modo atencioso e paciente como atendia os alunos”, registra o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira.
Aos familiares, amigos e colegas do médico Adilson Peixoto Sampaio, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade. O velório acontece hoje (14), a partir das 9h, com cremação prevista para às 16h30, no cemitério Jardim da Saudade, em Salvador.


