Obituário

Nota de pesar: Cremeb lamenta falecimento do médico Adalto Matias de Magalhães

8 de setembro de 2025

É com profundo pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) recebe a notícia de falecimento do médico Adalto Matias Magalhães, aos 85 anos, no último domingo (7), em Salvador (BA). Natural de Itabuna, na região sul da Bahia, Dr. Adalto Magalhães formou-se médico na Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1975, e completaria 50 anos de exercício ininterrupto da Medicina neste ano de 2025. Além de médico, foi teólogo, escritor, poeta e sociólogo.

Na sua trajetória profissional enquanto ginecologista e obstetra, compôs o corpo clínico de algumas unidades de saúde da capital baiana, a exemplo do Hospital Aliança e do Hospital Evangélico da Bahia, e colaborou com entidades médicas enquanto ex-componente da Comissão Cultural da Associação Bahiana de Medicina (ABM).

“O Dr. Adalto era um médico prestimoso, afável e competente. Além de médico atuante, era um líder e orador religioso de grande relevância. Dirigiu diversas igrejas presbiterianas na Bahia, sendo reconhecido também nesse segmento confessional como uma das suas grandes lideranças”, registra o presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia.

Aos familiares, amigos e colegas do médico Adalto Matias de Magalhães, o Cremeb expressa o seu pesar e a sua solidariedade.