Conheça nossas redes sociais

Notícias

Vacinação Covid-19: médicos poderão atestar comorbidade de pacientes em plataforma online; saiba como fazer

14 de abril de 2021

A Secretaria de Saúde de Salvador, com o apoio do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), lançou nesta quarta-feira, dia 14, uma plataforma virtual para viabilizar a vacinação contra a Covid-19 em pessoas com comorbidade, residentes na capital baiana e que têm idade entre 18 e 59 anos. Já disponível através do site www.comorbidades.saude.salvador.ba.gov.br, a ferramenta deverá ser utilizada pelos médicos, a fim de atestarem a comorbidade dos seus pacientes para que os mesmos tornem-se aptos à vacinação. Os cidadãos atendidos pelo Sistema Único de Saúde (SUS) não precisam de cadastro.

Visando garantir segurança no processo, a prefeitura de Salvador optou por utilizar as mesmas credenciais que os médicos usam para ter acesso a área restrita do site do Cremeb. Desta forma, para acessar a plataforma, o médico deverá utilizar o mesmo login (número do CPF) e senha usados no portal do Conselho. Caso não tenha cadastrado ou não lembre da senha (o que vetará o acesso à plataforma), o profissional deverá acessar o site do Cremeb (clique aqui), informar o CPF e clicar em “solicitar”. O sistema enviará automaticamente um e-mail para o(s) endereço(s) eletrônico(s) do médico cadastrado(s) no Conselho com um link que permite a troca da senha. Caso não receba esse e-mail, clique aqui, preencha o formulário, assine e envie para o e-mail atualizaendereco@cremeb.org.br.

Após efetuar login na ferramenta da prefeitura, o procedimento é simples. Primeiro, o médico deverá informar o seu telefone (fixo ou celular), mas isso é necessário apenas no primeiro acesso no portal. Em seguida, o profissional deverá realizar uma busca do seu paciente, através do nome e data de nascimento ou CPF e data de nascimento, e selecionar em qual comorbidade o mesmo se enquadra, conforme as definições do Plano Nacional de Operacionalização da vacinação para prevenção do Sars-CoV-2 (consulte aqui). Ao concluir o procedimento, será gerado um comprovante, que poderá ser entregue ao paciente. Feito isso, o paciente estará cadastrado e incluso nos grupos com comorbidades para a imunização. Esses dados se somarão ao quantitativo de pacientes que já são atendidos no SUS.

Qualquer problema, o médico poderá entrar em contato com o Núcleo de Tecnologia da Informação (NTI) da prefeitura, através dos telefones (71) 3202-1264 / 1265 / 1266 / 1189 ou pelo e-mail nti.saude@salvador.ba.gov.br.

Prioridade – De acordo com a prefeitura de Salvador, a expectativa é que a vacinação para esse público-alvo (pessoas com comorbidades e doenças crônicas) comece a partir da próxima semana. Eles informaram ainda que a Comissão de Intergestores Bipartite (CIB), que reúne representantes das secretarias municipais e estadual de saúde, definiu a ordem de escalonamento dos grupos na Bahia, levando em conta o risco de exposição dos pacientes à Covid-19. Em primeiro lugar estão as pessoas com doenças renais crônicas em tratamento de hemodiálise, cuja população estimada, segundo a gestão municipal, é de 9.845 pessoas.

Em seguida será a vez dos pacientes com Síndrome de Down (3.793), transplantados (1.721), imunossuprimidos (27.027), pessoas com outras doenças renais crônicas (4 mil), pneumopatias crônicas graves (212.457), doenças cardiovasculares (78.270), obesidade mórbida (17.051), doença cerebrovascular (41.615) e doenças hepáticas crônicas/cirrose hepática (4.846). Vale ressaltar que os números de indivíduos de cada grupo levam em consideração apenas quem é assistido no SUS, devendo crescer mediante o cadastramento de pacientes da rede privada.

Compartilhe: