Conheça nossas redes sociais

Notícias

Seminário de Responsabilidade Médica em Feira de Santana integra programação do Cremeb Presente!

11 de agosto de 2022

Todos os médicos de Feira de Santana e das cidades vizinhas estão convidados para o Seminário de Responsabilidade Médica, evento que integra a programação do Cremeb Presente! na região Nordeste. Com debates enriquecedores sobre temas da atualidade e que permeiam a Medicina e o Direito, o seminário acontece na próxima quinta-feira (18), às 14h30, no auditório do Hotel Atmosfera, em Feira de Santana. A participação é gratuita e será aberta a médicos, advogados e estudantes das duas áreas em debate. Além deste encontro, o Cremeb Presente! irá levar diversos serviços e ações para a cidade, a exemplo da solenidade em homenagem aos médicos da região (clique aqui e confira a programação completa).

“Sabemos que Feira de Santana, por ser a segunda maior cidade do estado, tem um expressivo número de médicos, por isso vamos levar um dos eventos mais tradicionais do Conselho como parte do Cremeb Presente!”, contextualiza o conselheiro presidente, Dr. Otávio Marambaia, que irá coordenar a atividade. O Seminário de Responsabilidade Médica terá como debatedor o conselheiro Eduardo Nogueira, e palestras proferidas pela Corregedora do Cremeb, Dra. Teresa Maltez; pelo 1º Vice-Corregedor, Dr. Emerentino Araújo; e pelo conselheiro e professor de Direito Médico, Dr. José Abelardo. Confira a programação completa ao final do texto.

O tema central escolhido para dialogar com a comunidade médica feirense foi aquele que, por vezes, é responsável por dúvidas de muitos médicos no exercício da profissão: o preenchimento e a importância dos documentos médicos. “Dilemas que possam envolver o preenchimento do prontuário médico, da declaração de óbito e do termo de consentimento informado serão esclarecidos nos debates com os médicos de Feira de Santana. A nossa expectativa é que possamos interagir, esclarecer e ouvir as principais dúvidas daquele médico que está no interior, exercendo uma medicina baseada na ética”, comenta a conselheira corregedora do Cremeb, Dra. Teresa Maltez.

Confira abaixo a programação do Seminário de Responsabilidade Médica em Feira de Santana:

 

14h30 – 14h40 – Abertura dos Trabalhos /  Otávio Marambaia dos Santos (Presidente do CREMEB)

Mesa redonda: Documentos Médicos – Dúvidas Frequentes

Coordenador: Otávio Marambaia dos Santos (Presidente do CREMEB)

Debatedor: Eduardo Nogueira Filho (Conselheiro do CREMEB)

——

14h40 – 15h10 – PRONTUÁRIO MÉDICO.

Teresa Cristina Santos Maltez (Corregedora do CREMEB)

——

15h10 – 15h40 – A DECLARAÇÃO DE ÓBITO. DOCUMENTO ESSENCIAL.

Emerentino Elton Sousa de Araújo (Vice-Corregedor do CREMEB/Perito Médico-Legal)

——                

 15h40 – 16h10 – TERMO DE CONSENTIMENTO INFORMADO.

José Abelardo Garcia de Meneses (Conselheiro do CREMEB e Professor de Direito Médico)

——

16h10 –  17h – Debates e Encerramento

Compartilhe: