Conheça nossas redes sociais

Notícias

Nota de pesar: Cremeb informa o falecimento do médico Zilton Andrade

22 de julho de 2020

É com enorme pesar que o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) informa o falecimento do médico e pesquisador Zilton Andrade, aos 96 anos, após dedicar seis décadas da sua vida à Medicina.

Dr. Zilton formou-se médico pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), na turma de 1950, instituição qual também foi professor do Curso de Medicina e dos Cursos de Pós-graduação em Patologia Humana e em Imunologia; fez residência em patologia na Universidade de Tulane, nos Estados Unidos; era doutor em patologia pela Universidade de São Paulo (USP); e realizou estágio de pós-doutorado no Hospital Monte Sinai, em Nova Iorque, também nos Estados Unidos.

Em 2016, o médico recebeu do Cremeb a Comenda Fernando Figueira de Medicina e Ensino Médico, outorga emitida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) por relevantes contribuições para o país ao longo de sua trajetória e profissional (clique aqui e confira). Em 2010, recebeu também do Cremeb o Diploma de Mérito Ético-Profissional ao completar 50 anos de exercício ininterruptos da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. Já no ano passado, em 2019, foi um dos médicos escolhidos pela Associação Bahiana de Medicina (ABM) para receber o Diploma do Mérito Médico.

“A Medicina Bahiana e Brasileira perde um dos seus grandes vultos. Ele era admirado, respeitado e muito querido por todos”, registra o conselheiro decano do Cremeb, Dr. Jorge Cerqueira.

Na sua dedicação à pesquisa foi integrante da Academia Brasileira de Ciências e chefe do Laboratório de Patologia Experimental (Lapex) da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), com interesse focado nos modelos experimentais de fibrose e cirrose hepática e à patologia das doenças parasitárias, especialmente Esquistossomose e doença de Chagas.

Aos familiares e amigos do Dr. Zilton Andrade, o Cremeb expressa os seus sinceros sentimentos.

Compartilhe: