Conheça nossas redes sociais

Notícias

MP de Jequié reúne partes para evitar desassistência à saúde na região; médicos do HGPV seguem sem receber salário de janeiro

8 de março de 2021

Na manhã da última terça-feira (2), uma reunião convocada pelo Ministério Público do Estado da Bahia – Regional Jequié – recebeu o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), o Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) e os demais envolvidos no caso dos atrasos salariais aos profissionais do Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), do Governo do Estado. Clique aqui e leia mais sobre o caso.

De acordo com o representante da SM Gestão Hospitalar, empresa contratada pela Sesab e responsável pelos contratos de parte dos funcionários do hospital, foram regularizados ainda em janeiro os pagamentos até dezembro. Para conferência, a promotora Juliana Santos Rocha solicitou que a empresa enviasse os comprovantes de pagamento ao MP-BA, tendo em vista que os médicos sinalizaram paralisação por atraso de salários na unidade em 17 de fevereiro – como informado pelo Sindimed na reunião -, data posterior ao dia que a empresa informa ter feito o pagamento.

Desde o início de fevereiro, foi encaminhado pelo Cremeb ao MP-BA e ao Ministério Público do Trabalho ofício que relatava a situação e o risco de desassistência na unidade, que atende a diversos munícipios próximos a Jequié. A falta de um plantonista, por exemplo, pode desestruturar e inviabilizar o atendimento, já que o hospital tem atendimentos de alta complexidade, impossibilitando a atuação com equipes desfalcadas.

A superintendente do HGPV, enfermeira Ana Paula Lacerda, esteve presente na reunião confirmou os pagamentos somente até dezembro, mas informou que “os atrasos teriam sido resolvidos”. O vice-presidente do Cremeb e conselheiro federal, Dr. Julio Braga, que representou a autarquia na reunião, discordou.

“É necessário pagar os salários em dia e que se reconheça o fato de que o pagamento de janeiro já deveria ter sido realizado. Não podemos encarar como normal estes atrasos dos pagamentos, chega a ser desrespeitoso”, considera o vice-presidente.

Em reunião realizada quarta-feira (3), entre o Cremeb – representado pela conselheira Aline Guimarães -, Sindimed e médicos do HGPV, estes confirmaram que o pagamento referente ao mês de janeiro ainda não foi efetuado.

Compartilhe: