Conheça nossas redes sociais

Notícias

Médicos do Santa Izabel recebem palestra do Cremeb sobre relação médico-paciente

17 de maio de 2023

Baseada no acolhimento, respeito e clareza das informações, a relação médico-paciente foi o tema da palestra realizada pelo presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Dr. Otávio Marambaia, para o corpo clínico do Hospital Santa Izabel, na manhã de hoje (17), em mais uma atividade do Cremeb Presente.

Uma breve análise sobre o Juramento de Hipócrates deu início ao diálogo com os médicos da unidade, seguida de uma comparação sobre as mudanças nessa relação entre médicos e pacientes após o crescimento tecnológico. A apresentação do conselheiro presidente levou aos colegas esclarecimentos também acerca da importância do prontuário médico e pontos do Código de Ética Médica que versam sobre direitos e deveres durante o atendimento.

“Para aproveitar ao máximo esses momentos de troca com a classe médica, buscamos levar assuntos que têm relação direta com o seu dia a dia no trabalho. O prontuário médico, por exemplo, é importante reforçarmos sobre o seu correto preenchimento. Da mesma forma a relação médico-paciente, que sofre mutação natural devido ao passar do tempo, mas estará sempre balizada na escuta, no acolhimento e no diálogo claro e explicativo”, considera o presidente da autarquia, Dr. Otávio Marambaia.

O encontro contou com a presença do diretor técnico do hospital, Dr. Ricardo Madureira; diretor do Corpo Clínico, Dr. José Carlos Brito, do diretor de Ensino e Pesquisa, Dr. Gilson Feitosa. Os demais médicos presentes aproveitaram o espaço de debate no evento para pontuar as suas dúvidas sobre os temas expostos e sobre as ações desenvolvidas pelo Cremeb em defesa da classe médica, como a criação da Comissão de Defesa das Prerrogativas do Médico.

Em janeiro, o Conselho já havia visitado o Santa Izabel na ida do Cremeb Móvel para a unidade, que beneficiou 74 médicos com a realização de 129 serviços (clique aqui e saiba mais).

Compartilhe: