Julgamento simulado proporciona experiência judicante do Cremeb aos alunos de Pós-Graduação em Direito Médico
18 de agosto de 2025
Alunos do Curso de Pós-Graduação em Direito Médico, da Saúde e Bioética da Faculdade Baiana de Direito (FBD) tiveram a oportunidade de participar de um julgamento simulado de Processo Ético-Profissional (PEP), na noite da última sexta-feira, no próprio plenário do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb).
A atividade, que acontece desde 2013, proporciona a vivência dos ritos previstos pelo Código de Processo Ético-Profissional (CPEP) durante uma sessão de um julgamento, com os alunos exercendo os papéis correspondentes aos de conselheiros, denunciante, denunciados e respectivos advogados de ambas as partes.
O julgamento fictício foi presidido pelo conselheiro José Abelardo de Meneses, um dos precursores do simulado no Cremeb e professor da Pós-Graduação em Direito Médico, responsável por apresentar a estrutura e funcionamento do Tribunal de Ética Médica do Conselho através da disciplina “Bioética, Documentos Médicos e Responsabilidade Deontológica” aos pós-graduandos.
“Estou impactado positivamente com a desenvoltura da turma na execução do julgamento. Tanto pela construção do raciocínio e clareza na exposição feita pelo relator quanto pela qualidade dos argumentos dos conselheiros, atuações que foram acompanhadas pela mesma qualidade nos papéis das partes e das suas respectivas defesas”, parabenizou o conselheiro.
De forma remota, a coordenadora do curso de Pós-Graduação em Direito Médico, Ana Thereza Meirelles, também participou da atividade, elogiou o trabalho realizado pela turma e agradeceu aos conselheiros e funcionários do Cremeb pela dedicação com a atividade.
“Esse é um momento de extrema importância para a conclusão dessa disciplina, onde os alunos têm a experiência prática, a oportunidade de estarem imerso nesse ambiente. E o sucesso consecutivo dessa atividade se dá aos esforços de todos do Cremeb, sempre muito empenhados em proporcionar a melhor experiência”, registrou.
Na mesa diretora, além do conselheiro presidente da sessão, estavam a conselheira Marília Fagundes, que atuou como secretária do julgamento; o aluno Jackson Leite, na função de relator; o professor Caio Lage, tutor da disciplina; e o professor Diogo Guanabara, gestor da Faculdade Baiana de Direito.
Os conselheiros Dr. Plínio Sodré (vice-presidente do Cremeb) e Dr. Antonio Morais de Azevedo (1º vice-corregedor do Cremeb) estiveram presentes no julgamento simulado de forma presencial, enquanto os conselheiros Dr. Emerentino de Araújo (Corregedor do Cremeb) e Dra. Cláudia Galvão participaram de forma on-line. Os quatro ressaltaram em suas respectivas falas a qualidade entregue pela turma e a importância da experiência prática como forma de consolidação do aprendizado teórico.
Confira abaixo as fotos do evento:































