Conheça nossas redes sociais

Notícias

Dia do Médico: solenidade é marcada por lembranças e homenagens

21 de outubro de 2016

“Neste Brasil repleto de corrupção, onde a cada dia nos surpreendemos com notícias de desvios de somas vultuosas que afetam diretamente a Saúde, Educação e Segurança, os senhores que escolheram trilhar o caminho do bem são um modelo a ser seguido por filhos, netos, e por todos nós, seja qual for a profissão escolhida”. Foram com essas palavras que a presidente do Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), Teresa Maltez, iniciou o seu discurso em saudação aos 46 médicos homenageados na sessão plenária solene pública, realizada na última terça-feira, dia 18, data em que se comemora o Dia do Médico.

Como acontece anualmente, o Cremeb entregou o Diploma de Mérito Ético-Profissional aos médicos que completaram 50 anos de exercício da profissão, honrando a Medicina, sem ter sofrido sanções éticas. Ao todo, foram 45 profissionais, formados pela Faculdade de Medicina da Bahia (Ufba) e Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, em 1966. Entre os homenageados, estava o conselheiro José Augusto da Costa, que ocupa a função de 1º secretário no Conselho e foi escolhido pela turma como orador. Além de lembrar fatos que marcaram a convivência com os colegas ainda na faculdade, ele provocou uma reflexão entre o sobre a Medicina passada e a atual.

“Através do esforço, buscamos conhecimentos (sim, o saber!) na vida e na Medicina, não como uma profissão melhor remunerada e mais empregatícia, mas desafiadora, esperançosos de construir uma maneira de se ser feliz na vida e na profissão”, declarou Dr. José Augusto. “Nosso trabalho nas instituições filantrópicas dava conta de procedimentos médicos cirúrgicos que, hoje, a população já não encontra onde realizar, graças aos parcos recursos pagos aos médicos e hospitais, que não cobrem os custos, com valores sem reajustes há 20 anos”, afirmou ele, que finalizou o seu discurso dizendo: “Nós, médicos de 1966, gritamos para quem nos veio abraçar que não há outra profissão mais bonita, enriquecedora e capaz de fazer alguém mais feliz”.

Diploma Honorífico – Além do Diploma de Mérito Ético-Profissional, o Cremeb concedeu o Diploma Honorífico ao médico Bernardo Fernando Viana Pereira (CRM-BA 632), que está com 85 anos de idade. A honraria é em reconhecimento aos princípios da ética e aos inestimáveis serviços prestados à Medicina e à sociedade. Natural de Juazeiro, Dr. Bernardo formou-se em Medicina pela Ufba, em 1955, e seguiu a carreira na área de medicina nuclear. Emocionado, ele afirmou ter sido surpreendido com a honraria. “Estou muito feliz, acredito que é o reconhecimento de uma vida dedicada ao trabalho. O meu grande legado foi olhar para os pobres”, resumiu ele, que só no Hospital Santa Izabel atuou durante 61 anos.

Para o conselheiro Jorge Cerqueira, a escolha de Dr. Bernardo para o Diploma de Mérito Ético-Profissional foi assertiva. “Feliz, muito feliz, a iniciativa do conselheiro Iderval Tenório. E justa, absolutamente justa, a decisão por aclamação do plenário do Conselho por se tratar de médico de grade valor intelectual, excelente técnico e homem de conduta ética irretocável”, afirmou ele.

A solenidade também marcou a transmissão do cargo de coordenador do Conselho Superior das Entidades Médicas da Bahia (Cosemba), instituído pelo Cremeb, Associação Baiana de Medicina (ABM) e Sindicato dos Médicos da Bahia (Sindimed). Após ficar à frente do Cosemba durante um ano, a presidente do Cremeb, Dra. Teresa Maltez, passou a coordenação ao presidente da ABM, Robson Moura, conforme Regimento Interno, que prevê um rodízio anual entre as três entidades. “Não significa que pensemos em tudo de forma igual, mas, com certeza, nas questões que implicam na defesa da atenção médica, na defesa do SUS pleno, na defesa da saúde pública de qualidade, na defesa de recursos de qualidade e na defesa de mais recursos e profissionalismo na rede pública sempre pensaremos de forma igual”, declarou Dr. Robson.

 

Confira aqui a galeria de imagens do evento. 

Compartilhe: