Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb solicita segurança para os profissionais de saúde e pacientes

1 de setembro de 2021

Diante dos recorrentes assaltos em unidades de saúde, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) vem a público, mais uma vez, cobrar que providências imediatas sejam adotadas por parte das autoridades competentes das áreas da saúde e de segurança pública. Entendemos que é dever do Estado garantir a vida e preservar o bem-estar dos profissionais de saúde e pacientes.

Ontem, dia 31.08, um grupo de homens armados invadiu um posto de saúde no bairro de Vila Canária, em Salvador. Segundo testemunhas, os criminosos levaram celulares, bolsas, dinheiro e outros objetos de valor. Vale lembrar que esta não é a primeira vez que a unidade é assaltada. A mesma situação ocorreu em outubro de 2020, quando um homem armado invadiu o local no horário de almoço dos funcionários e levou celulares e tablets.

No mês passado, também houve um assalto na Unidade de Saúde da Família São Judas Tadeu, no município de Lauro de Freitas. Na época, funcionários do posto de saúde relataram à imprensa que os suspeitos agiram com violência e fizeram ameaças constantes. Algumas pessoas correram para se esconder em salas da unidade e tentar se proteger do assalto.

“Não podemos nos calar diante desta insegurança. É inadmissível que um local onde o foco seja cuidar se torne alvo fácil de criminosos. Solicitamos aos gestores públicos medidas urgentes, a fim de garantir a segurança dos profissionais de saúde e da população”, afirma o presidente do Cremeb, Cons. Otávio Marambaia, chamando atenção dos médicos sobre a importância de registrar esse tipo de crime na forma de boletins de ocorrência.

Confira abaixo orientações do Conselho Federal de Medicina (CFM) de como proceder em caso de agressão.

*Se houve ameaças:*
1. Registre ocorrência na delegacia mais próxima ou online;
2. Informe, por escrito, às Diretorias Clínica e Técnica sobre o ocorrido;
3. Encaminhe o paciente a outro colega, se não for caso de urgência e emergência.

*Se houve agressão física:*
1. Compareça à delegacia mais próxima e registre o boletim de ocorrência (haverá necessidade de exame do corpo de delito);
2. Apresente dados dos envolvidos na agressão e de testemunhas;
3. Comunique o fato imediatamente às diretorias clínica e técnica para que seja providenciado outro médico para assumir suas atividades.

Compartilhe: