Conheça nossas redes sociais

Notícias

Cremeb participa de reunião sobre o fechamento do HEOM para reforma

6 de julho de 2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb), representado pela 1ª secretária, conselheira Aline Guimarães, esteve presente ontem (05) na reunião sobre o fechamento do Hospital Especializado Octávio Mangabeira (HEOM), que será desativado temporariamente para uma reforma nas suas instalações na próxima segunda-feira, dia 12. Inaugurada em 1942, a unidade, que funciona no bairro do Pau Miúdo e conta com 159 leitos, é referência em doenças respiratórias na Bahia.

Durante o encontro, que contou com a presença de representantes de outras entidades, a exemplo do Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed), da Sociedade de Pneumologia da Bahia e do Sindicato dos Trabalhadores em Saúde do Estado da Bahia (Sindsaúde-BA), os servidores demonstraram preocupação com o fechamento do hospital. Entre os motivos, eles destacaram o momento de pandemia, na qual as unidades públicas de saúde já estão sendo solicitadas, podendo “gerar um caos e desassistência aos pacientes que precisam de acompanhamento e internamento contínuo”.

Além de possível prejuízo à população, os trabalhadores, incluindo o corpo clínico do hospital, solicitam aos gestores estaduais que o processo seja feito com uma maior transparência. Eles questionam, por exemplo, qual será o destino dos servidores e se os médicos do HEOM serão deslocados para unidades capacitadas para as funções as quais estão preparados e aptos a realizá-las. Entre as sugestões, eles defendem a reforma por etapas, evitando o fechamento do hospital por longo período.

Na oportunidade, o projeto arquitetônico, que, segundo a Secretaria de Saúde da Bahia (Sesab) custará mais de R$ 30 milhões para ser colocado em prática, também foi discutido.

Em nota publicada no site da instituição no último dia 30, a Sesab informa que as obras terão início em 12 de julho, com previsão de término em dez meses, e adequarão a unidade às normas vigentes do ambiente hospitalar. Segundo a pasta, durante as obras, o ambulatório de pneumologia, que contempla serviços assistenciais nas áreas de Fibrose Cística, Asma Grave, Tuberculose, Controle de Tabagismo, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC) e Pós-Covid-19, permanecerá funcionando. “Também permanece aberto o serviço de bioimagem e o laboratório especializado, que faz análises diferenciadas, como o teste do suor”, garantem, no texto.

Em relação aos servidores, a Sesab garantiu, no informativo, que durante o período das obras, os servidores estaduais serão realocados nas unidades da Sesab, “seguindo a linha de cuidado, a exemplo da vascular, pneumologia e cirurgia torácica. São cerca de 830 profissionais da assistência, sendo 487 estatutários”.

O Cremeb, como órgão que zela e trabalha pelo perfeito desempenho da Medicina, se coloca à disposição dos servidores do HEOM e da gestão estadual para ajudar no que for preciso, sempre visando o bem coletivo, que inclui uma assistência médica de qualidade à população e condições dignas de trabalho para todos os profissionais da saúde.

Compartilhe: