Cremeb e CFM debatem aprimoramento da prática médica em Salvador
30 de outubro de 2025
Às vésperas do II Encontro Nacional dos Conselhos Regionais de Medicina (ENCM) 2025, que será realizado em Salvador nesta quinta e sexta-feira (30 e 31), a diretoria do Conselho Federal de Medicina (CFM) participou de uma sessão plenária especial promovida pelo Cremeb. O encontro aconteceu na noite de ontem (29), no Gran Hotel Stella Maris – local que sediará o ENCM – e reuniu mais de 30 conselheiros baianos, alguns deles de forma on-line. A iniciativa teve como objetivo promover o diálogo em prol do aprimoramento dos processos e da gestão da prática médica no país.
O presidente do Cremeb, conselheiro Otávio Marambaia, abriu a sessão agradecendo a ajuda o CFM para a aquisição da nova sede do Conselho da Bahia, em Salvador, localizada no bairro do Costa Azul. “Quero agradecer, mais uma vez, o apoio que nós temos tido do Conselho Federal. Estamos trabalhando firmes para que, em breve, tenhamos todas as condições de funcionar neste novo local, que visa garantir mais acessibilidade e conforto para toda a classe médica, para a sociedade e, inclusive, para os nossos conselheiros e funcionários ”, disse.
“Eu gosto muito da Bahia. Aqui eu me sinto muito bem. Sem falar que a Bahia sempre mandou muitos bons conselheiros para representá-la no federal”, declarou o presidente do CFM, conselheiro José Hiran Gallo, reforçando o compromisso em contribuir para a melhoria das instalações da sede do Cremeb. Na oportunidade, Dr. Hiran relatou as últimas ações da autarquia em benefício da categoria, incluindo a possibilidade de os médicos brasileiros com especialidade registrada trabalharem em todo o país.
A possibilidade de médicos de todas as especialidades cirúrgicas exercerem a função de coordenador técnico de centro cirúrgico – reconhecendo a competência de diferentes áreas médicas – e o Cadastro Nacional de Registro de Qualificação de Especialidade, como forma de facilitar a vida dos médicos, foram temas pautados pelo Cremeb. “Esses pontos refletem preocupações reais do exercício médico e do dia a dia dos conselhos regionais. A nossa missão é buscar soluções que tragam mais justiça, transparência e valorização para a categoria”, ratificou o presidente Otávio Marambaia.










