Conheça nossas redes sociais

Notícias

Covid-19: Cremeb solicita prioridade na vacinação para médicos e demais profissionais de saúde que não atendem em hospitais

29 de janeiro de 2021

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) solicita aos gestores estadual e municipais que todos os profissionais de saúde tenham prioridade na vacinação contra a Covid-19, já que, independentemente de estarem ou não atuando em hospitais, eles se expõem diariamente ao realizar atendimentos, sejam em ambulatórios públicos ou em consultórios particulares.

No primeiro momento, a campanha de vacinação contra Covid-19 em Salvador contemplou apenas trabalhadores da saúde que estão na linha de frente contra a Covid-19, além de profissionais que atuam na atenção básica, idosos em instituições de longa permanência. A prefeitura divulgou que entre os dias 28 e 31 de janeiro vai imunizar os trabalhadores da saúde lotados em 27 hospitais públicos (veja aqui quais são eles). A vacinação acontece via drive-thru na Arena Fonte Nova, das 8h às 17h.

“Não podemos esquecer que, independentemente de atuar em unidades hospitalares, os profissionais de saúde acabam tendo contato próximo com pacientes e alguns já estão com a doença. O médico faz eventualmente o diagnóstico, em seus consultórios ou ambulatórios, fora das unidades de referência”, afirma o vice-presidente do Cremeb e conselheiro federal, Julio Braga.

Além de solicitar a inclusão de todos os profissionais de saúde na lista prioritária, o Cremeb cobra dos gestores públicos uma maior transparência no que se refere ao público-alvo prioritário a ser vacinado, com um calendário divulgado com antecedência.

Tentando colaborar com a estratégia de imunização em Salvador, o Cremeb ofereceu a sua sede na capital baiana para servir como posto de vacinação para todos os profissionais de saúde. A disponibilização foi formalizada no último dia 19, mas até o presente momento não obteve resposta da prefeitura de Salvador. Além disso, o Conselho se colocou à disposição da gestão municipal para ajudar a definir, dentre as prioridades, quais serão os subgrupos que serão imunizados primeiro.

Compartilhe: