Conheça nossas redes sociais

Notícias

COVID-19: Cremeb repudia postura do secretário de Saúde sobre morte de médico em Ilhéus

22 de abril de 2020

“Na guerra, a primeira vítima é a verdade”. Esta frase de origem controversa cabe como uma luva para a história desta guerra no combate à COVID-19 por parte do Senhor Secretário de Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas.

Ao tornar pública de forma sensacionalista uma falsa informação, o Secretário, de forma precipitada, insensata e desumana, expôs a intimidade de uma pessoa, seu colega médico, que acabara de falecer. Esqueceu-se dos mais comezinhos princípios de civilidade e honradez, a solidariedade. Preocupou-se, ao que parece, na autopromoção ao combater a utilização de tratamento de maneira sórdida, politizando a informação e deixando no ar o odor de viés ideológico.

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) solidariza-se com os familiares do Dr. Gilmar Calasans Lima, médico do Hospital Regional Costa do Cacau, que esteve em atendimento, cumprindo com seu dever até se contaminar pelo SARS-CoV-2.

A morte do Dr. Gilmar Calasans Lima deve servir de alerta para as autoridades quanto aos protocolos de proteção dos profissionais de saúde.

Perdeu-se uma vida, a de um médico estimado pelos profissionais com quem convivia, vítima da COVID-19, cuja memória foi vítima de atos condenáveis do seu colega Fábio Vilas-Boas.

“Pense num absurdo, na Bahia tem precedente”. Octávio Mangabeira mais uma vez está coberto de razões para a sua mais famosa frase.

 

Compartilhe: