Conheça nossas redes sociais

Notícias

Comitê do MPT vai discutir atrasos salariais de médicos; Cremeb confirma presença e cobra empenho dos gestores

9 de março de 2021

Para debater os atrasos de pagamentos aos profissionais de saúde e as más condições de trabalho nas unidades, tendo em vista a quantidade de denúncias, o Ministério Público do Trabalho (MPT), através da procuradora Séfora Char, propôs um comitê multiprofissional para acompanhamento e dar os devidos encaminhamentos a estas situações.

Em reunião realizada no dia 2 de março, onde o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) esteve representado pelo seu vice-presidente Julio Braga, ficou decidido que até a hoje (terça-feira), dia 9, os representantes das secretarias estadual e municipal de Saúde devem manifestar interesse em participar.

Estiveram também na reunião o procurador do estado, Adriano Ferreira (representando a Secretaria de Saúde do Estado da Bahia) e o procurador do município de Salvador, Thiers Chagas Júnior (representando a Secretaria Municipal de Saúde). Entretanto, somente o representante municipal confirmou interesse em participar das reuniões, já que o estadual alegou que a Procuradoria da Sesab está sobrecarregada por outras demandas e ainda avaliará a participação. Consultada através da sua assessoria de imprensa, a pasta estadual ainda não retornou o questionamento sobre a intenção de compor o comitê.

Para o vice-presidente do Cremeb, o Governo do Estado deveria priorizar o cuidado com os profissionais de saúde, tendo em vista que os atrasos salariais e falta de seguro por adoecimento impactam diretamente na disponibilidade destes profissionais.

“O governador Rui Costa informa que faltam médicos e enfermeiros para contratar, mas não parece dar a atenção merecida para que esses recebam em dia pelo seu trabalho. As reclamações não são maiores pois os médicos, cuja maioria presta serviço através de Pessoas Jurídicas e, portanto, sem vínculo empregatício, ainda temem retaliações”, detalha o conselheiro Julio Braga.

A situação acontece, ainda que em menor escala, com outros profissionais da saúde, por isso participaram da reunião e farão parte do comitê os Conselho Profissionais de Enfermagem, Serviço Social, Fisioterapia e outros, além das representações sindicais. O Sindicato dos Médicos do Estado da Bahia (Sindimed) também participou da videoconferência e será mais uma representação médica na composição do grupo.

Compartilhe: