Conheça nossas redes sociais

Boletim Eletrônico

Prezado (a) Colega,

O Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) lhe convoca para cadastro de foto no sistema e atualização do seu banco de dados perante o Conselho. Caso resida em Salvador, o (a) médico (a) deve se dirigir a sede do Conselho, enquanto os (as) profissionais que residem no interior do estado devem buscar a Delegacia Regional mais próxima. O procedimento é simples, rápido, gratuito, não carrega nenhum ônus ao jurisdicionado e pode ser feito de segunda à sexta-feira, das 8h às 17h, sem a necessidade de marcação de horário.

A medida visa proteger a classe médica e a população e auxiliar os gestores da Saúde contra falsários que tentam utilizar o número do CRM de profissionais para atuarem no exercício ilegal da medicina. Com a foto cadastrada no sistema, a identificação pode ser realizada através da ferramenta virtual disponível no Portal Cremeb (http://www.cremeb.org.br/WEBSEMC/home/buscaMedico), que possibilita uma consulta do profissional de interesse, com nome, tipo de inscrição, situação (ativo ou inativo), especialidade e foto.

“Essa ferramenta tem o intuito de evitar fraudes, como o uso indevido do registro profissional, protegendo a população e os próprios médicos contra criminosos”, complementa a presidente do Cremeb, Consa. Teresa Maltez. A médica lembra ainda que, com apenas três dias após o lançamento da ferramenta, a prefeitura de Jitaúna (a 390 quilômetros de Salvador) utilizou a busca e constatou que havia contratado três falsos médicos para prestar serviços no hospital municipal da cidade.

O médico ou médica que optar pelo cadastro na sede, em Salvador, deve estar trajando roupa de cor escura, para sobressair ao fundo branco, enquanto nas Delegacias Regionais deve ser entregue uma foto 3×4 de fundo branco (nos mesmos padrões de um documento formal). É preciso também estar munido (a) de documento de identificação para ambos os casos.

O Cremeb se coloca à disposição para quaisquer esclarecimentos.