I Fórum de Avaliação da Violência Contra Vulneráveis
8 de dezembro de 2015
Mesmo com a expectativa de vida aumentando, atualmente em 74,9 anos, os idosos não têm muito o que comemorar no Brasil. Segundo levantamento da Secretaria dos Direitos Humanos do Governo Federal, em um ano, o número de registros de casos de negligência e violência contra pessoa da terceira idade cresceu 16% no país.
Para discutir esse tema, o Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) realizou o I Fórum de Avaliação da Violência Contra Vulneráveis: Idosos e Portadores de Transtorno Mental.
O evento ocorreu no dia 5 de dezembro, no auditório da Associação Bahiana de Medicina (ABM) – localizada na Rua Baependi, 162, Ondina. A abertura do fórum foi feita pela Vice-Presidente do Cremeb, conselheira Teresa Maltez, e pelas coordenadoras do evento, as conselheiras Débora Angeli e Rosa Garcia.
O encontro iniciou com uma mesa redonda sobre “Violência contra idosos: ignorar ou atuar?”, com a moderação da conselheira Débora Angeli. O promotor de Justiça do Ministério Público Estadual da Bahia, Dr. Marcelo Miranda, falou em seguida sobre o panorama da violência contra o idoso, além de algumas experiências do MP. Como atuar na violência contra idosos; violência na realidade do portador de transtornos mental e panorama da violência e abusos no cotidiano do portador de transtorno mental – impacto da desospitalização foram alguns dos temas debatidos no evento.
Confira aqui algumas das apresentações dos palestrantes:
- Violência contra idosos: ignorar ou atuar? – Dra. Débora Angeli
- Como identificar e atuar na violência contra idosos – Dra. Monica Frank
- Prevenção da violência contra idosos – Dr. Rômulo Meira
- Panorama da violência e abusos do doente mental – Dr. William Dunningham
- Resgate do doente mental em situação de violência – Dra. Maria Célia Rocha