Conheça nossas redes sociais

Eventos Realizados

Cremeb Presente! leva palestra para o corpo clínico do Hospital Teresa de Lisieux

30 de março de 2023

De fundamental importância para o tratamento do paciente e para o avanço da Medicina, o prontuário médico foi o tema central do diálogo proporcionado pelo Conselho Regional de Medicina do Estado da Bahia (Cremeb) com o corpo clínico do Hospital Teresa de Lisieux, em Salvador, na tarde de ontem (28). Conduzido pelo presidente do Conselho, Dr. Otávio Marambaia, o encontro orientou os médicos da unidade diante de possíveis dilemas éticos para o melhor preenchimento do documento, ressaltou o papel do prontuário na investigação de novas doenças e evidenciou de que forma ele pode beneficiar o médico e o paciente, a partir dos exemplos vivenciados na atividade judicante da autarquia.

Para exemplificar a relevância do correto preenchimento do prontuário, o presidente do Cremeb apresentou o Art. 87 do Código de Ética Médica – que versa sobre obrigatoriedade de elaborar um prontuário legível -, ressaltando quais as principais informações que devem ser registradas pelos médicos. “Todos os consentimentos aceitos pelo paciente de mudança de terapêutica e intervenções, por exemplo, devem estar anexados ao prontuário. Por outro lado, existem algumas informações que não devem estar no registro, como fatos que não tenham relação com a história e evolução do paciente e siglas que não tenham reconhecimento pela literatura científica”, pontuou o conselheiro Marambaia.

 

Dentre os presentes no encontro, estava o médico André Dourado, presidente da Comissão De Revisão de Prontuário do hospital. “Com a visita do Cremeb, aqui, para debater esse tema, a gente conseguiu ratificar a necessidade do adequado registro no prontuário. O prontuário é do paciente e a gente precisa respeitá-lo”, registrou o médico, que aproveitou a fala para agradecer a presença da sua entidade de classe no seu local de trabalho.

A ida do Conselho à unidade começou ainda na segunda-feira (27), com a presença do Cremeb Móvel, que está disponibilizando todos os serviços da entidade para os profissionais médicos que atuam no local. A unidade itinerante da autarquia foi visitada antes da palestra pela Diretora Técnica do hospital, Dra. Margarida Miranda; pela Gerente Administrativa, Manuelle Sant Ana; pelo presidente do Cremeb, Dr. Otávio Marambaia; e pela conselheira Cristina Gravatá, que também participou do encontro com o corpo clínico.

 

“Essa conexão do Cremeb com a instituição é muito importante para todos nós. Ter, hoje, a visita do presidente do Conselho conversando com os médicos foi muito bom, pois trouxe esclarecimentos importantes para o preenchimento do prontuário”, explicou a Diretora Técnica, que programou a sua ida ao Cremeb Móvel durante essa semana para solicitar alguns esclarecimentos sobre o uso do Certificado Digital do Conselho Federal de Medicina/CRM´s.

No Hospital Teresa de Lisieux, o Cremeb Móvel vai levar comodidade para os médicos da unidade até sexta-feira, dia 31 de março, das 9h às 16h. Para solicitar uma visita da unidade itinerante no seu local de trabalho, nos envie um e-mail para eventos@cremeb.org.br.

Compartilhe: